quinta-feira, 6 de junho de 2013

0 ACONTECENDO: NÃO TE CONTEI?


Vamos dar um giro por aí e saber o que rola de notícias?Afinal,o ME é uma misturinha de assuntos desde  moda, beleza, estilo, saúde e também de notícias atuais em outras áreas para ficarmos antenados,né?


1.FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DO PARÁ


Belém respira muita música ,desde o dia 02 de junho até o dia 09, porque está aberta a temporada do XXVI Festival Internacional da Música do Pará. O festival que foi criado em 1987,somente abrangia a música erudita, mas, hoje, a música popular foi incorporada e grandes nomes do jazz, choro, da bossa nova e outros gêneros têm vindo participar do evento.Para acolher a música popular foi criado o espaço CamarIN Cultural com sessões para apresentação de compositores locais e nacionais para mostrarem  a boa música popular.
Hoje, doa 06.06, tem apresentação, às 21h do "Minhas Minas" (PA); às 23h,o G.T.S (Santarém); amanhã se apresentam a Osquestra de Choro Uirapuru (PA), às 21h e às 23 h, Leonardo Jazz Trio (PA). No dia 08.06 é a vez de Leo Gondelman do (RJ).
Na programação internacional, ontem, o quarteto de cordas Esterhazy, referência mundial da música de câmara, mostrou a técnica instrumental executando obras de Carlos Gomes, Benjamim Britten e Wolfgang Mozart.

Programa bom demais!


2.UFPA E O ENEM

Em decisão tomada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal do Pará (UFPA), presidido pelo reitor Carlos Maneschy foi aprovado por 15 votos a favor e 4 contra que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será o único processo realizado para o ingresso aos cursos de graduação da UFPA, não havendo outra etapa, como ocorria nos anos anteriores.A medida teve como argumento a questão orçamentária, uma vez que a Lei nº 12.799 sancionada pela presidenta Dilma Rousseff garante a isenção da taxa de inscrição aos alunos da escola pública e bolsistas integrais da rede particular.O decreto vigorará para os próximos vestibulares e dará direito aos candidatos com renda igual ou inferior a 1,5 salários mínimo por integrante da família.Tal fato abrange cerca de dois terços dos candidatos ao vestibular da UFPA em 2014, considerando que 60% dos inscritos em 2103 eram estudantes da escola público.Estima-se que 110 a 120 mil candidatos participarão do vestibular o que daria um déficit de 3,2 a 4 milhões de reais, recursos que a instituição federal deixaria de arrecadar, impossibilitando o processo seletivo que é autocusteado.
As provas do ENEM estão previstas para os dias 26 e 27 de outubro em 1.632 municípios,só no Pará serão 69.

A mudança gerou preocupação entre os estudantes, mas acalmou depois que a UFPA anunciou que haverá um bônus de 10% na média geral do candidato no ENEM, muito embora os estudantes que se preparam para o curso de medicina acharem que a concorrência vai ser acirrada, uma vez que qualquer estudante de outra região terá acesso às vagas.

Sabemos que toda mudança traz um conflito,depois acalma e tudo volta ao normal.Nossos estudantes precisam ter calma e pensar na preparação do ENEM.


3. É TEMPO DE FORRÓ


Quem não gosta de um forró?No mês de junho, as festas juninas são celebradas em muitos lugares do Brasil, mas é no Nordeste que ocorrem os melhores forrós atraindo multidões.Os melhores forrós estão em Caruaru, Campina Grande, Mossoró e Aracaju.Nesse lugares, os turistas encontram as melhores quadrilhas,repentistas, comidas típicas da época, astros da música brasileira como Ivete Sangalo e Luan Santana.
As festas vão ser celebradas entre os dias 14 e 24 de junho e sanfoneiros, bandas, trios de forró vão animar os terreiros.

Já gostei muito das festas juninas, agora tenho boas lembranças com a minha família. Hoje, perdi um pouco o encanto,não sei o porquê...fico só com a minha memória vestida de caipira,soltando estrelinhas e bombinhas,  vendo a fogueira, lembrando do meu querido pai...


4.NOVAS UNIVERSIDADES

Outra notícia boa para o nosso Estado:A presidenta Dilma Rousseff,ontem, sancionou a lei que cria a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) que terá como sede o município de Marabá e campis em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.A  criação da nova universidade estava prevista no Programa de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) e tem como objetivo impulsionar a qualificação profissional e o desenvolvimentos nas regiões.
A UNIFESSPA está prevista para iniciar suas atividades no primeiro semestre de 2014 e serão ofertadas 12.830 vagas em 47 cursos de graduação. Para o funcionamento da nova universidade serão contratados 506 professores e 595 técnicos administrativos  e os concursos serão realizados ainda este ano.O primeiro processo para o acesso às vagas da UNIFESSPA será pelo ENEM.

Na mesma cerimônia foi sancionada a lei que cria as Universidades Federais do Cariri, no Ceará e a do Oeste da Bahia.

A educação ganha e nós, educadores agradecemos esperando que realmente aconteçam ações de conhecimentos  e projetos para a população desses municípios.


5. NOITE GLAMOUROSA


O famoso estilista Giorgio Armani inaugurou uma nova boutique na via Condotti, em Roma.O evento intitulado One Night Only Roma trouxe  amostra da coleção de inverno 2014 e de uma exposição "Eccentrico" com 62 peças de sua linha principal e das coleções Giorgio Armani Privé , entre 300 acessórios e perfumes.
Além do desfile teve festa para 700 convidados e muitas celebridades foram prestigiar o estilista, como Sophia Loren, Milla Jovovich e Tina Turner.
A exposição "Eccentrico" vai marcar presença em Milão, Tóquio e Hong Kong.



6.O MAIOR PRÊMIO DA LOTERIA NOS EUA


Nos Estados Unidos uma senhora de 84 anos ganhou o maior prêmio da história da loteria, algo em torno de 285 milhões de euros.O prêmio estava acumulado há dois meses.
A milionário chama-se Gloria C. Mackenzie e acertou os seis números do grande prêmio. A milionária não quis dar entrevista, mas decidiu receber o dinheiro de uma vez depois de pagar todos os impostos.

Sortuda!



STOP

Até o próximo encontro.Agradecemos a presença de vocês no ME.


Bye Bye, até logo,boa noite!

Beijinhos,

Fatinha Paes




Nenhum comentário:

Postar um comentário