domingo, 13 de novembro de 2011

0 SAÚDE - O CORAÇÃO SOFRE

As pesquisas mais recentes indicam que o estado de depressão pode aumentar os riscos de complicações e até levar à morte em decorrência de problemas cardíacos.Desta forma é importante um diagnóstico  precoce da depressão.Muitos pensam que a tristeza é o principal sintoma da depressão, mas o que leva a uma depressão é a queda de energia vital.Tal estado leva a pessoa a sentir dores no corpo, dores de cabeça, fibromialgia, alteração intestinal, alteração na pele, cabelos, unhas e insônia.A depressão leva a uma baixa de resistência do organismo predispondo-o a infarto, derrames, diabetes etc.
A depressão é uma doença física muito complexa de diagnóstico porque pode ser confundida com uma tristeza, uma apatia, uma fraqueza e até  o estresse.As pessoas deprimidas perdem a perspectiva de vida, se sentem desanimadas,pessimistas e se isolam de tudo.

A depressão atinge mais as mulheres do que os homens e não é só um quadro no estado do humor,mas é uma doença física,que altera o sistema nervoso.Quem tem a doença apresenta uma produção alterada de hormônios que são mediadores de inflamação e aumentam  o risco de doenças como a aterosclerose.Esta doença é a inflamação das placas compostas por gordura e tecido  fibroso,que leva à obstrução dos vasos.As pesquisas demonstram que as pessoas depressivas acumularam mais colesterol e apresentaram mais aterosclerose nas artérias do coração, carótidas e cérebro.
A depressão pode comprometer o funcionamento do coração e a pessoa  pode sofrer com batimentos cardíacos irregulares ou acelerados o que aumentaria o risco de um infarto.
As pessoas que apresentam problemas cardíacos têm uma tendência à depressão, por isso  é necessário um atendimento especializado para que voltem a levar uma vida melhor.
A depressão pode levar a outras doenças como:Parkinson, hipotireoidismo, câncer e diabetes,assim o tratamento é fundamental.Se a depressão for mais leve pode ser tratada com psicoterapia.

Segundo os especialistas bons hábitos fazem a diferença para amenizar os sintomas da depressão:

* Ter um estilo de vida saudável ameniza os sintomas da depressão quanto das cardiopatias.
* Cuidar muito bem da alimentação,evitando gorduras, sal,condimentos,bebidas etc.
*Manter o peso em nível normal.
*Praticar exercícios como caminhadas.
*Controlar a hipertensão, diabetes,colesterol etc.
*Manter contato com amigos, grupos de pessoas,família etc.
*Ler bastante, conversar, assistir a filmes,fazer trabalhos voluntários e trabalhar.
*Dormir pelo menos oito horas por dia.
*Ficar longe de cigarro,álcool,drogas.
O tratamento da depressão é feito após uma avaliação física e psíquica por um médico psiquiatra. O tratamento vai depender do grau da doença que pode incluir aconselhamento, a psicoterapia  e  os remédios antidepressivos.
É importante que o paciente tenha força de vontade para fazer o tratamento,assim como ter ajuda da família ,dos amigos para amenizar os sintomas da doença.

Fica o alerta do ME para vocês. A nossa intenção é só a informação para buscarmos ajuda médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário