sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

2 SAÚDE - DOR DE CABEÇA

BOM DIA! Vamos interagir?Nos últimos tempo a palavra "interação" tem feito parte de mim e eu acho ótimo por que interagir  no dicionário é justamente" o meio ou processo de comunicação que permite o receptor (agir reciprocamente) interagir com o emissor", daí deu para entender o porquê da palavra?O processo é complexo no mundo da linguagem, mas...vamos interagir?
A minha cabeça está a mil com as atividades de meu curso, mas sempre planejo com carinho os nossos posts, afinal sei que já temos leitoras, leitores e seguidoras que já fazem parte do MIX ESTILO e por isso estamos de volta...o que importa é o nosso leitor(a)...VOCÊ.
___________________________________________________________________

Quem nunca sentiu uma dorzinha de cabeça? Nossa! Eu sinto e às vezes me incomoda bastante e você?Segundo os médicos há pelo menos 200 causas para as dores de cabeça que podem ser primárias (enxaquecas, cefaleia tensional) e secundárias (sinusite e hipertensão ou problemas mais sérios como tumores cerebrais), por isso cada caso precisa ser diagnosticado por um especialista para um tratamento adequado.



A dor de cabeça (cefaleia) é um sintoma não uma doença. Os sintomas podem estar associados às infecções do sistema nervoso central, processos inflamatórios dos vasos, hipertensão arterial grave, sinusites, alterações metabólicas, efeitos de drogas, malformações congênitas, traumatismos da cabeça e pescoço.Nos casos de dores intensas e frequentes e que estão afetando a vida profissional e familiar precisam ser avaliadas por um médico o mais rápido possível.
A dor de cabeça provoca uma sensação dolorosa que irradia para outras partes do corpo, como o pescoço e braços. As dores musculares e a má postura também podem levar às crises.A cefaleia tensional é a dor de ambos os lados com sensação de peso e desconforto provocada pelo acúmulo da tensão da musculatura da face e pescoço.

A ENXAQUECA


A enxaqueca é um desequilíbrio químico no cérebro que envolve hormônios e substâncias denominadas peptídios.O desequilíbrio resulta de outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais, estilo e hábitos de vida e predisposição genética.
A enxaqueca é um problema que afeta muitas pessoas e há uma necessidade de tratamento para diminuir os sintomas. As mulheres sofrem mais com a enxaqueca durante a menstruação e as crises de TPM.Há uma relação de quatro mulheres para um homem  ou 18%  das mulheres e 6% dos homens sofrem de enxaqueca.
A enxaqueca pode provocar vômitos, sensação de esgotamento,às vezes distúrbios visuais, aversão à claridade, barulho, cheiros fortes, irritabilidade, visão embaçada, ansiedade, pontos brilhantes, formigamento, tonturas etc. Nem todas as pessoas apresentam os sintomas citados.

As causas podem ser ambientais ou comportamentais como: luz forte, ruídos altos, alterações  climáticas, alterações na dieta, estresse, alimentos condimentados, cafeína, chocolates, bebidas alcoólicas etc.

COMO EVITAR

*Identifique as causas que desencadeiam a enxaqueca;
*Assim que perceber a crise tome o analgésico indicado pelo médico;
*Fique de repouso em local calmo, sem muita luminosidade;
*Faça compressas de gelo, no local onde dói e na nuca para diminuir as pulsações provocadas pela dor;
*Não fique muito tempo em jejum e não faça dietas rigorosas por longos períodos;
*Faça atividades físicas fora das crises;
* Durma bem num quarto ventilado e calmo.Evite ter objetos eletrônicos dentro do quarto;
*Evite alimentos gordurosos e muito condimentados;
*Cuidado com medicamentos com frequência sem controle médico;
*Apesar de difícil, deve-se evitar o estresse e buscar uma vida equilibrada;
*Procure atividades prazerosas como cuidar de um jardim,sair com o cachorro, ler um bom livro, conversar e sair com os amigos etc;
*Alimente bons pensamentos e mantenha a autoestima lá em  cima.

Não devemos nos automedicar, pode ser perigoso para nossa saúde. Em caso de dores intensas e constantes na cabeça devemos procurar um especialista para orientação e diagnóstico.

 Fica o alerta do MIX ESTILO para você.

2 comentários:

  1. FLOR, EU SOFRO DE ENXAQUECA NERVOSA, É HORRÍVEL.. PRINCIPALMENTE QUE SOU PROFESSORA.. SEU POST DISSE TUDO! AMEI DE VERDADE BJOKAS!!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que você gostou.Cuide-se! Sei que incomoda bastante. Bjs.

    ResponderExcluir