segunda-feira, 18 de novembro de 2013

0 PREVENIR É O MELHOR EM NOSSA SAÚDE

BOM DIAAAAA!

Nunca mais tinha feito post sobre saúde, afinal, não é minha área, no entanto há a coluna para alertar aos nossos leitores, afinal quem não quer ter uma saúde boa, uma mente e corpo sã?A intenção do ME é só de conhecimento para turbinar a nossa saúde e nos livrar de certas doenças, certo?
Vamos acompanhar pequenas dicas que vão nos ajudar.

1.O USO DO CELULAR/LIMPEZA

Não damos conta da higiene de nosso celular e nem imaginamos os lugares em que passamos como os banheiros, dentro do carro, da bolsa, às vezes deixamos em cima de mesas em restaurantes e em casa e até no chão o aparelho fica quando cai.Não imaginamos as milhões de bactérias e fungos que estão presentes nesses lugares em que andamos com o nosso celular.
Além disso, o celular é levado à boca, ouvidos, mãos e a contaminação por germes em certos atos podem provocar doenças.Os micro-organismos podem provocar dermatites e até intoxicação alimentar.As bactérias mais comuns são a Escherichia coli ,Enterococcus e alguns tipos de Staphylococcus responsáveis por diarreia, infecções e intoxicação alimentar.
 Para nos livrar dos micro-organismos devemos higienizar o nosso aparelho: desligar o aparelho; retirar a capa traseira; usar álcool isopropílico embebido , sem encharcar, com uma toalha limpa, algodão ou papel absorvente; ao fazer a limpeza passar na parte traseira do aparelho, use um cotonete para retirar as sujeiras mais difíceis de alcançar; também é bom, sem encharcar, para não danificar o aparelho limpar com uma mistura de um copo de água com 3 gotas de detergente;aguardar 15  minutos e remontar o aparelho para ligá-lo.
Se usar capinha faça o procedimento acima e lave-a periodicamente.

2.AS GORDURAS PRESENTES NOS ALIMENTOS


Há muitos produtos industrializados nos supermercados e precisamos nos informar sobre o que estamos consumindo, pois tais informações fazem a diferença em caso de alergias, intolerâncias e valores de calorias, muitas vezes alguns ingredientes estão presentes nos alimentos que consumimos e nem sabemos o que isso representa para a nossa saúde.O consumidor deve estar atento à quantidade de gordura saturada e à relação com a insaturada, à quantidade de açúcares e de sódio.
É necessário conhecer os tipos de gorduras presentes nos alimentos para evitar doenças:
1.Gorduras totais: correspondem à soma das gorduras saturadas, insaturadas e trans.
2.Gorduras saturadas: encontradas em produtos de origem animal como carnes e leites.O excesso de consumo pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
3.Gorduras trans: são os tipos que não existem na natureza, mas em produtos industrializados e são adicionados nos produtos para dar sabor, textura e maior durabilidade, no caso os biscoitos recheados e sorvetes.O consumo em excesso implica em várias doenças.
4.Gorduras insaturadas: nem sempre aparecem nas tabelas nutricionais.São as chamadas gorduras boas que colaboram para a redução do colesterol ruim no sangue. 
Precisamos ficar atentos para o consumo do sódio nos alimentos porque em excesso pode reter líquidos e aumentar a pressão arterial.Está presente em todos os produtos industrializados para conservar e realçar o sabor.
O melhor é consumir alimentos mais saudáveis e que contenham fibras responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, controle das taxas de glicemia e colesterol.Está presente nas verduras e legumes.

3.OS PRODUTOS DIET E LIGHT


Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é um produto diet (dietético) e light (leve) e são diferentes.Os diet não possuem açúcar e são feitos para os diabéticos e não devem ser consumidos sem orientação médica.Os produtos desta natureza não ajudam no emagrecimento, eles contêm mais gorduras do que os usuais.Os adoçantes não contém calorias, mas seu consumo deve ser controlado, uma vez que se desconhece o seu uso prolongado.
Os light têm uma redução no mínimo de 25% de calorias, normalmente de carboidratos.Podem ser uma opção para perder um pouco de peso, agora devem ser usados com moderação por quem tem problemas de saúde por não ingerir certos nutrientes.
Manter os níveis de glicose estáveis com uma alimentação saudável pode ser a chave para reduzir a obesidade. 

4.REMÉDIOS SEM RECEITA: UM PERIGO!

Quem não vai à farmácia e pede um remedinho para dor de cabeça, gripe, febre?A maioria das pessoas tem este hábito, eu mesma faço sem culpa.Mas não sabemos o mal que estamos fazendo para  nossa saúde.Os médicos alertam que não devemos usar nenhum medicamento sem prescrição médica porque podemos sofrer efeitos colaterais prejudiciais à saúde.
O fácil acesso nas farmácias nos leva a colocar em risco nossa saúde, por isso muitas médicos dizem que a receita médica seria uma exigência para a venda, no momento só para antibióticos, o que já diminuiu muito a automedicação.A compra de produtos em farmácias deveria ser somente para curativos, cosméticos e produtos de higiene.
Aquele remédio inofensivo para nós pode causar queda de pressão em hipertensos e diminuição de reflexos e podem ser perigosos se estivermos tomando outros medicamentos receitados por um  médico.Os mais comuns são os remédios para dor de cabeça e gripe, mas os sintomas podem dar origem a outras doenças que podem se agravar com a automedicação.Os analgésicos e antitérmicos são os mais vendidos sem prescrição médica.
Até meados de 2012, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela obrigatoriedade das normas da Anvisa de maior controle em relação aos analgésicos e antitérmicos.
Devemos ter cuidado com a automedicação.O problema é que queremos resolver o nosso problema mais rápido porque o atendimento ficou difícil nos hospitais públicos e até para quem tem plano de saúde.Mas tal atitude de comprarmos remédios sem receita médica pode comprometer a nossa saúde.Alerta!


STOP.

Até o próximo encontro com mais novidades.

Bye-bye, tchauuuu, té logo...

Beijinhos doces.

Fatinha Paes


Nenhum comentário:

Postar um comentário