quarta-feira, 6 de junho de 2012

0 SAÚDE: AS MARAVILHAS DO AÇAÍ

BOA TARDEEEEEE!
 
Vocês conhecem o açaí? É tudo de boooom! Nosso post de hoje traz as maravilhas do açaí em nossa saúde. Eu que moro no Norte nem sabia de tudo isso, então resolvi compartilhar com vocês.

O açaí é típico do Norte do Brasil e encontramos também no Maranhão, Guiana e Venezuela.O açaizeiro faz parte da família das palmáceas podendo alcançar até 20 a 25 metros. Há duas variedades o roxo e o branco. O roxo é muito consumido por aqui, principalmente pelos ribeirinhos da região estuária do Rio Amazonas e em Belém.
Da polpa do açaí é extraído um vinho que é o principal alimento e tem alto valor calórico e rico em proteínas e minerais.A polpa é consumida com farinha de mandioca ou de tapioca.
Muitos pesquisadores estão de olho no açaí e seus efeitos já foram confirmados em laboratórios e outros estudos estão em andamento.Vejam o que já foi descoberto:

1.Os pesquisadores já descobriram que o consumo regular de açaí reduz a exposição das células nervosas a processos degenerativos e inflamatórios.

2.No açaí há presença de substâncias antioxidantes, como a antocianina, que combatem os radicais livres.

3.A fruta tem 33 vezes mais antioxidantes do que um litro de vinho tinto.

4.Os pesquisadores dizem que o açaí tem uma  ação preventiva sobre os males neurodegenerativos que comprometem as funções cognitivas, como a memória e a coordenação motora, caso das doenças de Parkinson e Alzheimer.

5.A antocianina auxilia a debelar a formação de placas nos vasos sanguíneos e protege as artérias. Há estudos da Universidade Federal do Pará sobre esses benefícios.

6. O açaí tem mais cálcio (330 mg) do que o leite  (104 mg); mais ferro (4,5 mg) do que o feijão-carioca ( 1,3 mg) e mais potássio (900 mg) do que a banana ( 376 mg); em se tratanto de antocianinas o açaí tem (0,4 mg) do que o vinho (0,1 mg) e mais zinco (2,8 mg) do que o brócolis (0,2 mg).

7. O açaí é calórico. É um ótimo energético porque 100 gramas possui 250 calorias Outros ingredientes como mel, granola, banana devem ser evitados por quem não quer engordar.

Eu gosto de açaí , mas justamente por achá-lo calórico não faz parte dos meus hábitos alimentares.Como paraense deveria consumir mais. Conheço famílias que tomam o açaí todos os dias, tomam acompanhado de peixe frito e não é que é gostosoooooo?
Depois dos efeitos comprovados, vou passar a tomar mais o nosso açaí.
Hum...taí frutinha gostosa, viu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário