quinta-feira, 16 de setembro de 2010

0 Pequenas dicas que ajudam - Na vida profissional

                                                    
Vivemos na era da informação e do conhecimento e dominar certas ferramentas é fundamental para tomarmos certas decisões no mundo do trabalho. Saber comunicar-se com eficácia é uma vantagem competitiva e o profissional deve ser aquele que tem capacidade para absorver, transmitir, observar e transformar informações. Escrever bem constitui uma forma de projetar uma imagem eficiente da empresa.

De acordo com alguns especialistas na área da comunicação devemos:

1.Você deve planejar o que vai escrever. Qual é objetivo do texto? O que espera do seu leitor?Faça um rascunho primeiro.Organize seu pensamento para começar a escrever.
2.Não faça rodeios. Vá direto ao assunto, no mundo dos negócios, o texto tem que ser objetivo, claro, conciso, direto ao assunto.
3.Evite termos complexos ou técnicos. No mundo de negócios, os excessos se transformam em ruídos e atrapalham e distanciam o leitor.
4.Não deixe dúvidas nas informações, use a clareza para melhorar as informações do texto.
5.Explicite os prazos, quantidades, valores. Evite argumentações inconsistentes e genéricas.
6.Evite parágrafos longos, as gírias, a ambiguidade,  as repetições, os estrangeirismos.
7.Para um bom texto precisamos conhecer algumas regras gramaticais. O deslize gramatical pode comprometer a qualidade da informação, assim como a imagem do profissional.
8. Tenha um dicionário no trabalho e recorra sempre em caso de dúvidas.
9. Na era da informação usamos muito o e-mail, mas ao usar a ferramenta precisamos ter critérios de uso. Não dê respostas imediatas sem uma atenção especial.
10.Atenção a estética do texto, lembre-se que cada documento (ofício, memorando, cartas comerciais, e-mail, requerimento etc) tem procedimentos que os diferenciam na sua composição de escrita.
11.Atenção aos anexos, gráficos, tabelas. Numere e separe visualmente para facilitar a leitura.
12.O bom redator domina as novas tecnologias de comunicação e aprofunda-se e resiste à informação superficial.Leia livros, revistas, jornais e capte informações seguras de sua área de atuação.

Abandone os mitos, os paradigmas, esteja aberto para aprender sempre.Aprendemos a escrever com técnicas, métodos e a prática no cotidiano, não é só problema dos professores de língua portuguesa ou jornalistas. Quem escreve bem é capaz de persuadir e influenciar as pessoas.


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