segunda-feira, 24 de novembro de 2014

0 ACONTECENDO: NÃO TE CONTEI?


Vamos saber o quê de bom está acontecendo por aí?É só acompanhar, aqui no ME.Leia!


1.PARÁ ENVELHECE RÁPIDO

O Estado do Pará segundo um levantamento da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) de 2013 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o estado está envelhecendo.A população de crianças de 0 a 9 anos caiu de 25,7% em 2000 para 20,3% e na faixa de 0 a 4 anos a redução foi de 13% para 9,9%. Em compensação as pessoas acima de 60 anos continuam crescendo, ou seja passou de 5,45% para 6,96%. Estima-se que em 2020 a proporção de pessoas acima de 60 anos já seja superior a de crianças de até 4 anos, ou seja 8,7% contra 8,3%. No ano de 2030 essa porcentagem será o dobro. Atribui-se que a queda de nascimentos venha ocorrendo durante os anos e a região Norte foi a que mais contribuiu para esse decréscimo, passando de 7,17 filhos para 2,47.A mortalidade infantil diminuiu, mas houve uma queda no número de nascimentos.
A população de 60 anos ou mais era de 347 mil em 2000, em 2014 são mais de 580 mil e em 2030 deve chegar a 1,13 milhão.Segundo os estudiosos o aumento de idosos deve-se a maior expectativa e qualidade de vida do idoso.Em 2000 a expectativa de vida era de 68,4 anos, saltou para 70,9 em dez anos e para as próximas décadas será de 72,8 a 74,4 anos.
Os especialistas em geriatria dizem que a longevidade não significa que o brasileiro esteja vivendo melhor. No país faltam políticas públicas para atender o pública na faixa dos 60 anos.Como o fenômeno é novo, o Brasil não está crescendo na mesma velocidade de outras décadas, mesmo assim houve uma melhora na expectativa de vida, no entanto o setor público não está preparado para atender idosos e os planos de saúde são caros.
Uma velhice boa é o que todos querem, daí devemos nos cuidar cedo para esperar esse dia.


2.CUBANOS MELHORAM A VIDA NO PARÁ

O Programa Mais Médicos, do governo federal, em parceria com os Estados e Municípios foi mal recebido e criticado no Brasil.Mas em Marapanim, no Estado do Pará, o médico cubano Osvaldo Lopes, de 49 anos, lotado na Unidade de Saúde da Família foi bem recebido e tem sido elogiado pelos moradores pelo atendimento que faz.O médico já participou de outras missões na Venezuela e no Paquistão e conhece as necessidades da população e disse que veio ao Brasil para dar repostas às doenças e encara com naturalidade as críticas ao programa. Os moradores dizem que o médico é diferente dos demais e o seu atendimento é humano porque conversa bastante com as pessoas como se fosse um atendimento particular.Osvaldo falou que o programa não é a solução definitiva para os problemas de saúde, mas reconhece o seu êxito.
No Pará estão 589 médicos, sendo 525 do convênio Brasil-Cuba, 136 são brasileiros e quatro são intercambistas individuais de outros países beneficiando 455 mil brasileiros.
O Estado do Pará pretende ampliar os cursos de medicina em cidades polos como Santarém e Marabá, criar vagas para programas de residência em hospitais públicos, instalar hospitais regionais com medicina de alta complexidade para atender o interior.Até 2018 espera-se que o cenário da saúde no Pará tenha tido uma mudança significativa.
A saúde está um caos no Brasil.Como não há médicos suficientes para atender o interior do Estado só restou ao governo federal a criação do Programa Mais Médicos.


3.EXPOSIÇÃO DE PAULO LEMINSKI

O escritor, poeta, crítico literário, tradutor, músico e professor Paulo Leminski que nasceu em Curitiba em 24/08/1944 e morreu na mesma cidade em 07/06/1989 ganhou reconhecimento pela sua versatilidade, principalmente pela sua poesia  na exposição de seu acervo da Caixa Cultural Salvador que vai até o dia 7 de dezembro.A exposição "Múltiplos Leminski" apresenta além dos poemas, grafites em espaços públicos e outras intervenções urbanas que tem o objetivo de envolver a cidade com multifacetada obra do artista paranaense.

4. EXPOSIÇÃO DE MAFALDA
                                                                                   
 A menina mais inteligente dos quadrinhos  criada
por Quino está fazendo 50 anos.Para celebrar o aniversário a personagem ganha uma mostra itinerante que já passou por Argentina, México e Chile e agora chega ao Brasil.A exposição gratuita ficará no período de 16 de dezembro a 28 de fevereiro de 2015, na Praça das Artes, em São Paulo.Criada em 1964, Mafalda não estará sozinha mais vem acompanhada de seus amigos  Manolito, Guille e Lbertad.A mostra conta a transposição física de ambientes frequentado pelos personagens da tirinha marcando os momentos de dúvida e reflexão de Mafalda.
Durante a mostra da viagem pelos quadrinhos de Mafalda que já foram traduzidos para 26 idiomas, as crianças poderão participar de oficinas e pinturas com carimbos dos personagens criados por Quino que está com 81 anos e não desenha mais.
Gosto de Mafalda pelas suas reflexões pertinentes em relação à vida.

5.A MALWEE E ISABELLA FIORENTINA
                                                                                  
                                                                               
Vem aí coleção nova assinada pela modelo e apresentadora de TV Isabella Fiorentina e a marca Malwee. A coleção é especial para festas do final do ano.O resultado da parceria são 23 modelos escolhidos com exclusividade pela própria Isabella que retratam o estilo da apresentadora.Na coleção tem saias longas, vestidos longos e curtos, calças, camisas, shorts e tem variação nas cores do branco ao floral.
A peça mais cara fica em torno de R$ 189,00 e os tamanhos vão do número 34 ao 48.Pelo menos pensaram nas mulheres mais reais, né?

Haja novidades para as mulheres comprarem.
                                                             
                                                                                 
6. PRESENTES PARA OS AMIGOS
                                                                            
As festas de final de ano estão aí, já pensou no presente do amigo invisível?Neste Natal o Boticário traz kits especiais para as mulheres e com certeza são perfumes, sabonetes, cremes que vão deixar as mulheres cheirosas.São 25 kits  presente com outras marcas já conhecidas do público que curte o Boticário.Meninas, no meu aniversário ganhei muitos sabonetes e cremes para o corpo e confesso, sem fazer comercial da marca, que amei o creme acetinado hidratante "Lily" que deixa a pele perfumada por várias horas.Vale a pena conferir.
STOP

Por hoje é só.Estou super atarefada, confesso que li pouco este domingo,mas prometo voltar logo com outras novidades.Aguardem!

Obrigada pela sua visita ao ME e voltem porque eu aguardo vocês.

Beijinhos,

Fatinha Paes


                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário