quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

0 ACONTECENDO: NÃO TE CONTEI?

BOA TARDEEEE!

Depois dos festejos da entrada de 2014, agora trilhar nossos caminhos para enfrentá-lo com muita coragem e persistência.

E o que ano de 2014 vai trazer em termos de previsões na economia, artes e educação?

1.A CRISE NÃO VAI ABALAR O PARÁ

O ano de 2014 vai ser de desafios para a economia  brasileira.O ano será marcado pela disparada na inflação e os juros ficarão mais altos.No final de 2013 foi apresentado a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que ficou em torno de de 5,98%, a terceira alta seguida.A Selic ,até o final de 2014, ficará em torno de 10,5% e o crescimento do Produto Interno  Bruto (PIB) que se aproxima de 2%.
Com a valorização do dólar pode trazer um problema para novos investimentos no Brasil,uma vez que a moeda americana fechou o ano de 2013 com 15% de valorização, a maior valorização em relação ao real desde 2008, início da crise internacional.A perspectiva otimista é que a economia americana pode melhorar a economia brasileira, mas os economistas dizem que o dólar vai se apreciar e o real desapreciar, isto é bom para as exportações , mas ruim para projetos de "reindustrialização" porque as importações vão encarecer dificultando a aquisição de insumos para fortalecer à indústria.
Apesar das previsões negativas a crise não deverá afetar muito o estado do Pará que tem um ambiente propício para novos investimentos, negócios e a atração de grandes grupos nacionais.Em 2014 vai haver um avanço na produção nacional de minérios, instalação de empreendimentos de porte elevado como a ampliação de outros.Tal fato positivo deve-se a instalação de várias empresas no Pará para reduzir custos operacionais e usufruir da nova vocação logística do estado, influenciado pela ampliação do canal do Panamá.O escoamento de commodities vai intensificar o desenvolvimento industrial com a operação dos condomínios portuários e industriais, assim como a energia elétrica de Tucuruí que chegará ao Marajó por meio de um linhão de 138 mil volts que vai se entender para vários municípios.
O Pará cresceu em 2013, menos do que o esperado, mas encerrou  o ano com o emprego em crescimento com um salto de 36 mil novos postos e fechou o ano como o maior gerador de postos de emprego na Região Norte.
O cenário é de incertezas e os economistas afirmam que só o retorno à industrialização torna a economia menos sensível às oscilações.Somente com investimentos em infraestrutura para a elevação da produtividade é a única forma de acelerar a resposta da oferta agregada.

2.O NOVO ANO NA MODA E NA CULINÁRIA

Em ano de Copa do Mundo, no Brasil, a cor predominante será o amarelo e o guarda-roupa feminino vai ganhar peças esportivas tudo com referência em calças jogging, jaquetas bombers com bolsos utilitários e punhos elásticos.Segundo os consultores de estilo, a influência não tem nada haver com o universo fitnesse, mas é o uso de materiais como o moleton que serão levados para o universo da alfaiataria.O looks vão primar por peças despojadas e estilosas que buscam conforto e liberdade.
Nos acessórios os maxi colares, brincos e pulseiras estão em alta que bem escolhidos vão levantar o visual em cores e formados diversos.As gladiadoras vão estar em alta, no entanto o cuidado é redobrado porque não ficam bem em todas as mulheres.Elas são indicadas para a mulheres mais altas, as mais baixas devem preferir os modelos com tiras que não cubram muito a panturrilha para não achar a silhueta.
A cor do ano será a "orquídea radiante" uma variação entre o roxo e o lilás que vai dominar os looks em 2014, não esquecendo que o amarelo vai ser tendência entre o neon ao mais claro e vai combinar com o nosso clima tropical.
Na gastronomia, a culinária peruana está em alta por ser fresca, leve e combina com o verão carioca.A cada ano mais de vinte restaurantes de comidas peruanas são abertos no mundo.
Aqui, no Pará, a gastronomia foi reconhecida com os chefs Thiago e Felipe Castanho que divulgaram a culinária paraense.


3.A MÚSICA NO ANO NOVO
                                                                         Quem gosta de músicas tem muito o que comemorar em relação a novos lançamentos.Quem gosta de rock vai curtir o novo lançamento de Bruce Springsteen que empolgou muita gente no Rock Rio. O novo disco "High hopes" vai ser lançado em 14 de janeiro. Por aí vem o álbum solo de Damon Albarn.A cantora Adele, depois do álbum "21" que fez muito sucesso vai lançar novas músicas em 2014, ainda não há detalhes sobre o novo projeto.Depois do lançamento de "The fool", as garotas da banda "Warpaint" vão lançar, no dia 21 de janeiro, o segundo disco.
No Brasil há novos lançamentos:Os Racionais MC's e Nação Zumbi vão colocar novas músicas no mercado, depois de uma longa parada.O cantor Erasmo Carlos, eterno amigo e irmão do cantor Roberto Carlos, em 2014 vai lançar o "Gigante gentil" e terá parcerias com Caetano Veloso, Nelson Mota e Arnaldo Antunes.
A banda Calypso que agora mudou de gênero anunciou um novo Cd com músicas gospel.Duas divas da música tiveram álbuns lançados em novembro/2013 e o ano de 2014 promete marcar mais a carreira das cantoras, a primeira, é Lady Gaga que lançou o "Artpop" e a segunda, Rihanna que lançou o oitavo álbum para marcar os oito anos de carreira.
Nossa cantora Gabi Amarantos foi destaque na música em 2013 com vários shows pelo Brasil e no exterior, além dos shows apareceu em vários programas e revistas. A banda paraense Gang do Eletro festeja sucesso em 2013 e a agenda de shows está lotada, depois de apresentações no Brasil e em países como a França e Dinamarca.
Com certeza vem muita coisa boa para ouvirmos, mas que sejam de qualidades  sem apelação comercial e descartáveis.

4.LANÇAMENTOS NA TELA DA TV E DO CINEMA

No Brasil, nas novelas será um ano marcado pelos "remakes". A novela "Meu pedacinho de chão" de 1971/1972 entra em abril, no horário das 18 horas pela Rede Globo de Televisão.No segundo semestre vem "O rebu", no horário das 23h, que foi sucesso em 1974.A novidade é a minissérie "Amores Roubados" que estreia dia 06/01.
Nas telas do cinema, em janeiro, a primeira parte do filme do dinamarquês Lars Vom Trier, "Ninfomaníaca", é muito esperado.Em fevereiro teremos o lançamento de "Robocop", refilmagem com direção do brasileiro José Padilha.Vem aí de novo a animação "Rio2", de Carlos Saldanha em nova aventura no Rio de Janeiro e pela Amazônia.Em abril a nova adaptação bíblica de "Noé" com Russel Crowe.
Está prevista a nova continuação do "Planeta dos Macacos 2" e o retorno do cineasta Christopher Nolan que se aventurou pela ficção científica para dirigir "Interstellar" que tem Anne Hathaway no elenco.Outro filme esperado em 2014 é "Tomorrowland", de Brad Bird que traz George Clooney interpretando o herói.
No Brasil será a vez de "Acorda Brasil", o novo filme do diretor Sérgio Machado, que tem no elenco o ator Lázaro Ramos que vai viver um professor que monta uma orquestra numa comunidade carente em São Paulo.
Esperar as novidades para conferir, né?

5.PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Não é só a educação no Pará que está em crise, mas de modo geral a constatação atinge o Brasil todo.As estatísticas nos exames do Pisa (Programação Internacional de Avaliação de Alunos) e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) apontam que o Brasil ainda não superou  problemas no ensino fundamental e médio.
O exame do Pisa, em 2012, apontou que o Brasil ficou no 58º lugar e obteve  na prova de matemática  391 pontos e em leitura 410 pontos.O resultado demonstrou que os alunos não dominam a leitura e escrita e o mínimo em fazer cálculos.
O acesso à escola público melhorou, nas últimas décadas, o problema está na qualidade do ensino que evoluiu muito pouco.O que se lamenta é que não conseguimos dar oportunidades às classes populares e  obstruímos a cidadania plena de muitos jovens que não conseguem ler e escrever de forma autônoma.Apesar dos esforços do governo em ampliar vagas nas universidades, bolsas de mestrado, doutorado, cotas raciais, programas de acesso às universidades e outros, nada mudou na escola público porque ainda não há políticas públicas efetivas de formação continuada do professor e nem para o ensino básico. 
A escola pública está em crise e a carreira do magistério sofre desestímulos, desvalorização, salários aviltados, escolas sem infraestrutura adequada,falta de professores em disciplinas como a matemática, física, química e biologia.Os problemas são antigos e inaceitáveis merecendo responsabilidade de todos os envolvidos como  governos, professores, diretores, técnicos que fazem a comunidade escolar para a superação da crise que enfraquece a educação no país.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou o Censo Escolar 2013 e apontou que Belém continua sendo a cidade com mais matrículas em relação as demais cidades do Estado, são 216,6 mil, quase 40 mil a menos do que o Censo de 2012( o dado é preocupante), visto que a evasão no ensino médio cresce a cada ano. As informações do censo servem para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, transferência de recursos públicas como merenda e transporte escolar, distribuição de livros, uniformes etc.A educação recebe verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O Brasil ainda não conseguiu atacar as áreas da educação, saúde e segurança com projetos eficientes para sanar os sérios problemas nessas áreas que afetam milhões de pessoas que precisam dos serviços públicos, principalmente os mais carentes.
Torcer para que os governantes do Brasil e do mundo encontrem os meios para amenizar os problemas das cidades com ações concretas e sustentáveis para que possamos ter qualidade de vida.
2014 parece que vai ser um ano de desafios para o Brasil e outras nações.


STOP.

Até o próximo encontro.

Bye-bye.

Beijinhos,

Fatinha Paes


Nenhum comentário:

Postar um comentário