sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

0 SAÚDE EM FOCO

BOM DIAAAAA!

E o Natal de vocês?Fiquei em casa.Este ano não fizemos nada em virtude da falta de meu pai que partiu para sempre, então o clima ficou triste sem ele.Fiquei na companhia de meu filho, mãe e longe de minhas irmãs e do meu querido amigo.No Ano Novo também vou ficar por aqui com meus pensamentos, minhas reflexões e orações.Nada de especial, só 2014 que aguardo cheia de esperanças, amor, paz, saúde, compaixão, fraternidade...hora de agradecer pelas conquistas, pela vida em 2013 que foi marcado pela partida para outra dimensão de meu querido pai.É a vida...

Hoje trouxemos para vocês  dicas de saúde para vivermos melhor, né?

A INSÔNIA

Você tem insônia?Ela é prejudicial porque não reduz somente a disposição e energia, mas está associada a outras causas como depressão, ansiedade, estresse, produção inadequada de serotonina pelo organismo, problemas na tireoide, a fibromialgia e outras.É bom lembrar que dormir mal em algum momento  é normal, o que não é normal é a falta de sono ser frequente e deixar a pessoa cansada e indisposta todos os dias.
A insônia afeta cerca de 20% da população adulta mundial e mais do que cansaço e mau humor pode trazer risco de um ataque cardíaco.As pessoas que têm insônia podem desenvolver ansiedade, depressão, diabetes, hipertensão, obesidade e estão propensas ao abuso do álcool ou drogas.
As mulheres são as mais afetadas pela insônia e para evitar siga as dicas:
* Antes de dormir evite: Chá preto, café, refrigerantes tipo cola, chocolates; não faça exercícios antes de dormir; não fume; evite comidas pesadas; não mantenha aparelhos como computador, TV, som ligado no quarto; evite cores fortes nas paredes do quarto, as claras acalmam.

*Para dormir melhor faça o seguinte: Dormir sempre no mesmo horário;mantenha uma alimentação saudável e balanceada; faça atividade físicas bem antes de dormir;mantenha o quarto agradável, com temperatura amena e se possível o quarto com uma luminosidade baixa;mantenha um colchão adequado;faça relaxamento e pense em coisas positivas; tome um banho morno;beba um chá de flores ou um copo de leite morninho.

Se você perde sono frequentemente e sente-se cansada, mau humorada, indisposta e não consegue levar uma vida tranquila  procure ajuda médica.

A TPM

 Há mulheres que sofrem com a Tensão Pré-menstrual (TPM)  que é o conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem no ciclo menstrual.Quando os sintomas são severos e afetam a vida da mulher é necessário tratamento e acompanhamento para modificações alimentares, comportamentais e tratamento com remédios.
Os sintomas são vários e precisam ser avaliados pelos médicos, mas há estudos como o da Universidade de Montreal, no Canadá que em pesquisa com 70 mulheres que sofriam de cólicas menstruais frequentes descobriu  que as que tomaram uma cápsula de óleo de krill, por um período de 90 dias, demonstraram que os sintomas emocionais,  a dor e o desconforto reduziram de forma eficiente. O óleo de krill é uma forma superior de ômega 3, fonte de antioxidantes poderosos e ácidos graxos derivados de pequenos crustáceos.O ideal é uma cápsula por dia.O óleo de krill pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos naturais.
Boa notícia, né?

BEBIDAS NO FINAL DO ANO

Agora, no final do ano, muitas pessoas abusam das bebidas alcoólicas e apesar da euforia e festejos esquecem que é necessário cuidado para não afetar sua saúde, assim como evitar acidentes porque ultrapassou o limite e se deixou dominar pelo álcool.
As bebidas alcoólicas não fornecem  nutrientes, somente calorias para o corpo.Quem quer eliminar peso é preciso evitar muitas calorias.
As bebidas devem ser tomadas eventualmente, de forma esporádica, nada de exageros para não ficar bêbada e perder a sobriedade.
Nas festas é difícil não resistir a uma bebidinha, mas precisamos saber dosar os drinques porque as bebidas com moderação fazem bem, segundo estudos da American Heart Association e da Universidade de Londres concluindo que uma taça diária de champanhe ajuda a controlar a pressão arterial e reduz a incidência de derrames e ataques cardíacos.A cerveja tem seus benefícios e duas latinhas por dia ajudam no sistema imunológico e previnem gripes, infecções e fortalecem os ossos.
O bom vinho possui uma substância chamada de resveratrol que diminui os riscos de doenças cardíacas e um copo de 250ml de vinho tinto por dia traz benefícios à saúde.O vinho e a cerveja  light  são menos calóricos comparados com o whisky e a vodka.
A ordem é moderação nas bebidas porque o exagero traz consequências para a saúde.

AS FIBRAS

O poder das fibras vai além do bom funcionamento do intestino.Elas são benéficas para o bom funcionamento do organismo , diminuem a absorção do açúcar no sangue e ajudam no emagrecimento e auxiliam na prevenção do câncer.
A ingerir fibras precisamos beber bastante água porque elas favorecem um atraso no esvaziamento gástrico deixando o estômago cheio por mais tempo.Desta forma, a digestão é mais lenta, melhora a absorção de nutrientes e ainda proporciona a sensação de saciedade.As fibras diminuem a compulsão por doces e auxiliam no emagrecimento.
As fibras podem ser solúveis que são as frutas, verduras , nozes e sementes e estão relacionadas à prevenção de doenças cardíacas e diminuição do colesterol.As fibras insolúveis são  os grãos como o trigo, a cevada, cascas de frutas, lentilhas, verduras, arroz integral  que melhoram o intestino prevenido doenças e eliminando as toxinas.O consumo diário é de 25g a 30g numa alimentação balanceada.

 STOP.

Até o próximo encontro.

Bye-bye, tchauuu, té logo...

Beijinhos,

Fatinha Paes


Nenhum comentário:

Postar um comentário