sábado, 7 de dezembro de 2013

0 COMO ESTÁ SUA TAXA DE GLICOSE?VAMOS PREVENIR O MAL?

 BOA NOITEEEE!

Achei o assunto interessante depois que dois moradores do meu prédio faleceram em  virtude da taxa elevada de glicose.Então, fui procurar ler sobre o assunto para trazer para o blog, só como informação para cuidarmos de nossa saúde e procurarmos ajuda de um médico.
Vamos falar uma pouco sobre a diabetes?


A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existem 350 milhões de diabéticos no mundo.No Brasil há 12 milhões de pessoas com a doença e que se não tratada pode provocar problemas de visão, insuficiência renal, obstrução das artérias, amputações, infarto e acidente vascular cerebral.
A taxa de glicemia alta é um alerta de que a saúde não está bem e a pessoa precisa de medicamentos, se alimentar melhor e se exercitar porque entre as pessoas saudáveis e os diabéticos existem os pré-diabéticos que ainda não têm a doença , mas correm perigo de tê-la se não houver controle e tratamento.Uma pessoa é considerada pré-diabética quando apresenta valores de glicose alterados no sangue.Esse aumento é um estado significativo na secreção de insulina pelo pâncreas, sugerindo que haja uma necessidade desse hormônio para se obter um efeito menor, já que a glicose não está normal. No pré-diabetes, a taxa de glicose varia entre 100mg/dl e 125mg/dl e já constitui um problema para ser tratado aumentando o risco de doenças como o infarto e acidente cardiocirculatório, além de desenvolver o próprio diabetes.
O pré-diabetes é a condição que pode levar a pessoa ao diabetes tipo 2.Vamos conhecer os tipos de diabetes:
1. TIPO 1: Ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente, pois suas células sofrem uma destruição autoimune.O paciente precisa de injeções de insulina para que a  glicose permaneça nos valores normais.A hereditariedade é um forte fator de risco.O pâncreas é o órgão responsável por secretar a insulina, hormônio necessário para o transporte da glicose que circula no sangue para dentro das células.Quando há presença de gordura em excesso, as células do corpo criam uma barreira para a entrada da insulina e o órgão precisa secretar mais e mais insulina.O esforço exagerado do pâncreas pode danificar este órgão que passa a secretar insulina insuficiente,desta forma a glicose circula em excesso no sangue.

2.TIPO 2:Ocorre na maioria dos casos e é mais comum entre as pessoas obesas com mais de 40 anos de idade.Os maus hábitos alimentares, o sedentarismo, a obesidade contribuem para a doença.As pessoas mais jovens estão sujeitas a terem a doença.As mudanças de hábitos são capazes de controlar a doença, no caso de gravidade só com uso de medicamentos prescritos por médicos.

Valores de glicemia para o diagnóstico:

*Normal: entre 70mg/dl e 99mg/dl.
*Pré-diabetes: entre 100mg/dl e 125 mg/dl.
*Diabetes: acima de 126mg/dl em dois exames, ou quando o exame, feito a qualquer hora estiver igual ou acima de 200mg/dl.

Indivíduos obesos devem procurar ajuda de um endocrinologista e de um nutricionista que orientam o processo de perda de peso indicando dietas de acordo com a necessidade de cada pessoa.O maior problema é que a maioria das pessoas não sabem que podem estar com a taxa de glicemia elevada, pois a doença é sintomática, quando os sinais parecem a doença já causou danos ao organismo, por isso é importante checar os níveis de glicose pro meio de uma pequena amostra de sangue.O teste é importante para quem está na faixa dos 40 anos, mas se existirem fatores de risco como  obesidade,  colesterol alto, triglicérides alto, hipertensão, histórico familiar, a pessoa deve procurar ajuda de um médico.
Os sintomas mais comuns da doença são muita sede, urinar excessivamente, aumento de apetite, cansaço e visão embaçada.Mas o pré-diabetes é silencioso, daí a importância de um check-up anual.

Para manter nossa saúde e prevenir doenças devemos controlar a hipertensão, o colesterol alto e manter uma dieta equilibrada, manter uma rotina de  exercícios físicos, também realizar outros exames de laboratórios, eletrocardiograma, de esforço para uma avaliação afastando o risco da doença.Mas antes de começar a rotina de exercícios e uma dieta precisamos de ajuda dos profissionais da área de saúde, médicos e nutricionistas.
Os médicos alertam que há  pessoas que pensam que por não serem diabéticas estão seguras.Mas instalada a doença pode durar para a vida toda e o controle tem que ser mais rígido com o uso de medicamentos, alimentação saudável e prática de exercícios.
As pessoas pré-diabéticas podem normalizar sua taxa aliando os exercícios físicos e uma reeducação alimentar, mas os exercícios não podem ser feitos somente nos finais de semana.

 Para evitar a doença devemos abandonar hábitos ruins de alimentação evitando as bolachas recheadas, as carnes gordurosas, os temperos ricos em sódio, os refrigerantes, os produtos processados e manter o organismo com alimentos que beneficiam o corpo como os vegetais,os cereais integrais,as carnes magras, as frutas.
Vamos ficar alerta, né?A coisa é séria, então nada de ficar parado e se alimentar de forma saudável.Já estou com a minha lista de alimentos e o cardápio que a minha nutricionista mandou, depois de um histórico sobre como me alimento.Estou com excesso de fósforo no organismo e tenho que baixar a taxa porque posso ter problemas nos rins.

Vamos nos cuidar!Procurar um médico e fazer exames para afastar problemas em nossa saúde.

STOP.

Até o próximo encontro.

Bye-bye, té logo...

Beijinhos,

Fatinha Paes





Nenhum comentário:

Postar um comentário