sábado, 2 de fevereiro de 2013

0 PERIGUETES MODERNAS


A cada novela lançada sempre surge uma menina, digamos assim, que gosta de mostrar o corpo com roupas justas e curtas e são chamadas de "piriguetes" ou "periguetes", também "peri".A palavra já pegou na boca do povo e as piriguetes são conhecidas como as mulheres jovens que gostam de uma balada e não se importam com a opinião alheia.Gostam de roupas bem justas, curtinhas,shorts, tops e maquiagem chamativa.
A palavra surgiu em Salvador, Bahia, e vem da palavra perigosa, daí eu gosto mais do termo "periguete".A palavra é muito usada nas letras de funks e nas baladas.A palavra assume várias conotações dependendo do ponto de vista de quem emprega porque o estilo pode ser tachado de vulgar pela exibição do corpo.Eu uso a palavra para me referir às meninas bem animadas que gostam de uma festas e de roupas provocantes.


A atriz Isis Valverde viveu recentemente na novela "Avenida Brasil" uma periguete inesquecível, no papel de Suellen e sem se importar com os comentários exibia o corpo malhado em roupas bem justas, brilhosas e coloridas e foi um sucesso!
Agora,novas piriguetes apareceram e estão fazendo o maior sucesso com seus looks ousados e que dão o que falar porque não são nada comportados.
As jovens chamadas de periguetes realmente abusam da barriga de fora, dos shorts curtinhos,dos decotes, saias curtas e calças bem justinhas.O problema é que tais roupas chegam à vulgaridade comprometendo o visual e a reputação da menina.O estilo só fica bem nas mais jovens e com certa parcimônia, caso a menina vai ser julgada pelo tipo de roupa apelativa.

As atrizes Juliana Paiva,em "Malhação" e Bruna Marquezine e Roberta Rodrigues,na novela "Salve Jorge" são as novas periguetes que estão arrasando com seus looks ousados e que muita gente torce o nariz.
Vocês sabiam  que a palavra "periguete" ou "piriguete" já entrou no dicionário Aurélio?O significado é  "moça ou mulher que não tendo namorado e apenas demonstra interesse por qualquer um".Acho que ainda não se chegou perto do verdadeiro significado da palavra.Mas a língua não é estática e quem altera a língua são os falantes, daí o surgimento de novos termos que ainda não sabemos o real sentido semântico.Deve ser o caso do termo "periguete" que para mim não tem nada ligado à prostituição como pensam alguns.Minha mãe acha a palavra horrível porque leva justamente para o lado associado a meninas de programas.

Como tudo na vida precisamos de bom senso e na forma de se vestir precisamos não apelar, não é necessário chamar a atenção mostrando demais o corpo.Não sou favorável aos exageros nas peças justas, na barriga de fora, em peças curtíssimas,todo cuidado deve ser observado para não se cair na vulgaridade.

Só para brincar de roupas de "periguetes" porque foi até difícil para montar os looks.



Sem título #316



STOP.

Se der ainda volto,amanhã,com a coluna "Acontecendo: Não te Contei?".Obrigada pela sua presença por aqui e volte sempre! Estou esperando você.

Bye bye, até logo, tchauuuuuu!

Beijinhos,

Fatinha Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário