sábado, 23 de fevereiro de 2013

0 COMO DÓI! A ENDOMETRIOSE

BOA TARDEEEEEE!

O ME é um canal de informação para as mulheres e sempre que posso leio sobre assuntos ligados à saúde para ficarmos informadas dos problemas que nos atingem.O post de hoje é sobre a endometriose (Revista Boa Forma, fev, 2013).Sempre tento resumir os assuntos,o que às vezes não é fácil porque são técnicos demais.

A doença atinge uma em cada dez brasileiras em idade fértil,o que corresponde  a mais ou menos 5 milhões de mulheres.A endometriose é uma das causas da infertilidade em mulheres jovens e provoca dor emocional e física.


Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem no ovário ou na cavidade abadominal, onde voltam a multiplicar-se e sangrar.O endométrio é o tecido que reveste o útero, sendo muito fino e cresce a cada 28 ou 30 dias, estimulado pelos hormônios do ciclo menstrual. Sua função é preparar o órgão para receber o embrião, caso não haja gravidez a mucosa descama e escoa pela vagina em forma de menstruação.O  problema é que a medicina ainda não sabe porque algumas células não seguem um fluxo normal e retornam pelas trompas  alojando-se dentro da cavidade abdominal.As células podem migrar e vão para outras áreas da pelve e alojam-se nas trompas, nos ovários,intestino, ureter, peritônio, bexiga e vagina.
Algumas mulheres podem sentir dores fortes porque o pedaço do endométrio se instalou fora do útero, mas continua funcionando normalmente e como não tem como sair,o sangue fica acumulado na pelve e como uma cola adere aos órgãos próximos como ovário ao intestino, bexiga ao útero, vagina ao reto consequentemente vem a dor (até nas relações sexuais), a infertilidade, dificuldade para evacuar e urinar.
Muitas mulheres sentem cólicas fortes durante a menstruação e acham que é normal, mas o conselho é procurar ajuda de um ginecologista para um diagnóstico completo.Outro problema é que a endometriose pode ocorrer antes, durante e após a menstruação e impede atividades normais afetando o cotidiano da mulher.

As mulheres que têm dificuldade para engravidar precisam ficar atentas. Se a endometriose for diagnóticada no início pode ter cura,mas pode voltar, por isso o controle é permanente.Os altos níveis de estrogênio contribuem para a endometriose.Mulheres que utilizam pílulas para melhorar as cólicas durante a menstruação apresentam um risco de apresentarem endometriose, mas isso quando as cólicas não melhoram. As pílulas não aumentam o risco da doença, mas é necessário uma avaliação do ginecologista.

Os médicos ainda não sabem as causas da endometriose, suspeita-se de que está ligada a fatores genéticos.Mas também que é distúrbio da mulher moderna e que o estresse, a gravidez tardia estão entre os fatores de risco.A gravidez a partir dos 35 anos pode ser um problema para a mulher engravidar porque o estrogênio  já age por tempo prolongado no organismo feminino.

MEDIDAS BOAS

1.Evitar o estresse: Há estudos que estabeleceram a relação entre o estresse,o sistema imune e a progressão da endometriose.

2.Praticar atividades físicas: Estudos confirmam que fazer exercícios com frequência libera endorfinas que são analgésicos naturais que aliviam a dor reduzindo os níveis de estrogênio.

3.Apostar em nutrientes protetores: Apostar no ômega 3, gordura boa capaz de diminuir o estrogênio do sangue.Encontramos na chia, na linhaça,em peixes como atum, sardinha e salmão,nas folhas verdes, em frutas como manga, melão, tomate, batata-doce, acerola, laranja, limão.

4.Consumir minerais antioxidantes: A endometriose é uma doença inflamatória e os antioxidantes têm ação anti-inflamatórias,por isso consumir cereais integrais, arroz integral, quinua, amaranto, tofu (queijo de soja).

5. Reforçar a imunidade: Consumir alimentos para a defesa como iogurte, shiitake, orégano e alimentos ricos em selênio como castanhas.

6.Aumentar o consumo de vegetais: Há estudos que comprovam que as frutas, verduras e legumes reduzem o risco de endometriose.

7.Reduzir a carne vermelha: Segundo pesquisadores a carne produz a prostaglandina, substância responsável por  processos inflamatórios e dor.

O assunto é muito importante. Eu mesma tive problemas para engravidar e fiz muitos exames. Na época meu ginecologista desconfiava de endometriose, mas não era. Fiz tratamento para engravidar, sei que não é fácil é um processo muito tenso, depois que relaxei, esqueci o problema e engravidei.
Nosso organismo às vezes nos engana, no entanto é sempre bom procurar ajuda de um bom médico e resolver o problema no início.
Não devemos descuidar de nossa saúde!

STOP.

Obrigada pela sua visita.Volte!Se der ainda volto com outro post.

Beijinhos,

Fatinha Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário