sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

0 ALERTA! O PERIGO DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL


Achei o assunto importantíssimo para as mulheres.Eu já tinha pensado em trazer o assunto para o ME e agora lendo a Revista Máxima (fev,2013),encontrei o assunto e resumi o texto.



A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o AVC (Acidente Vascular Cerebral),popularmente chamado de derrame é a terceira maior causa de morte na população adulta, perdendo para o câncer e o infarto, porém a primeira no Brasil.Antes pensava-se que era doença de idosos, no entanto a doença passou a atingir pessoas com menos de 45 anos. O Ministério da Saúde aponta que 62.270 pessoas,na faixa de 40 anos,morreram vítimas de AVC entre os anos de 2000 e 2010.

Existem dois tipos de AVC:

1. O Isquêmico: entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro.O bloqueio de uma artéria, causada por um coágulo vai bloquear o fluxo de sangue que deveria irrigar determinada região do cérebro.

2.O Hemorrágico: rompimento do vaso provocando sangramento no cérebro havendo uma ruptura nos vasos sanguíneos intracraniano que causa a hemorragia entre o cérebro e o crânio ou em outra área.Esse tipo está relacionado com a aneurisma cerebral (doença que dilata as artérias), de rompimentos,lesões nos vasos sanguíneos associados à pressão arterial elevada.
 Nos dois casos,o isquêmico é o mais comum e corresponde a 85% dos casos e no hemorrágico por 15% do total. Nos dois tipos de AVC, os neurônios da região afetada morrem e causam sequelas que vão depender da extensão da lesão e das áreas afetadas.

 Em casos mais sérios o AVC pode levar à morte ou deixar sequelas como paralisias, perda  ou dificuldade nos sentidos e problemas de memória e cognição.

O atendimento a uma pessoa com sofreu um AVC deve ser o mais rápido possível porque dependendo da caso há medicamentos que desfazem o coágulo, no caso do isquêmico e ajudam o sangue a fluir melhor; no caso do hemorrágico os medicamentos ajudam a reduzir a inflamação e pode ser necessário uma intervenção cirúrgica.
O diagnóstico de um AVC pode ser confirmado por uma tomografia ou a ressonância magnética que vão orientar o médico para um tratamento eficiente.Se o paciente ficar com sequelas o procedimento deve ser orientado para um tratamento por uma equipe multidisciplinar.

Devemos ficar em alerta para os seguintes sintomas:

* Dor de cabeça intensa e repentina;
*Formigamentos nos membros superiores, inferiores ou no rosto;
*Cegueira fugaz ou alterações na visão;
*Paralisias e dificuldades para realizar movimentos, até mesmo os mais simples,como engolir;
*Dificuldades para caminhar ou manter o equilíbrio;
*Problemas para falar ou entender o que  os outros dizem.

O AVC pode ter consequências sérias como as paralisias que podem nos levar a ficar sem  os movimentos e ficarmos dependentes da família, então vamos nos cuidar!

* Não fumar porque o cigarro reduz o oxigênio do sangue e lesiona os vasos,facilitando a formação de coágulos;
*Manter um alimentação saudável evitando os alimentos gordurosos, calóricos para manter o nível do colesterol controlado;
*Fazer exercícios regularmente;
*Controlar a pressão, o diabetes e as arritimias cardíacas que elevam as chances de formação de placas nos vasos sanguíneos e coágulos;
*É bom consultar um médico se você usa contraceptivos orais que podem levar o risco de trombose e coagulação do sangue.As pílulas não representam um problema a não ser que associadas a hábitos nocivos ou predisposição.
*Devemos usar o fio dental e ter cuidados com a higiene bucal para evitar que bactérias nocivas circulem em nosso organismo que contribuem para o afunilamento das artérias.

O ME só tem a intenção de alertar para os perigos de certas doenças para levarmos uma vida mais saudável e manter a nossa saúde e autoestima lá em cima.

STOP.

Obrigada pela sua atenção.Volte sempre!É muito legal a sua companhia por aqui.

Até logo, bye bye,tchauuuuu!

Beijinhos 

Fatinha Paes

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário