sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

0 SAÚDE - ALIMENTOS DO BEM

Boa noiteeeeee! O tempo está meio corrido e eu estou na expectativa da qualificação e ainda retornando para ler alguns textos, por isso estou dando umas paradinhas por aqui...peço a compreensão de vocês.
____________________________________________________________

Já falamos por aqui como é importante cuidarmos de nossa alimentação para investir em nossa saúde.Com alimentos saudáveis vamos garantir menores riscos de sofrermos de doenças sérias e que podem comprometer a nossa qualidade de vida.Vamos nos preparar para uma velhice com mais saúde.Os médicos dizem que nosso estilo de vida e a nossa alimentação têm relação com certas doenças crônicas que afetam nosso organismo como o câncer, as doenças cardiovasculares, o diabetes e a obesidade.Uma alimentação saudável fortalece o nosso sistema imunológico.


ALIMENTOS DO BEM

1.Espinafre: Devemos consumi-lo porque é rico em ácido fólico que é essencial para prevenir vários tipos de câncer, também evita a sensação de fraqueza,o desânimo, as doenças cardíacas e reduz a doença de Alzheimer, a falta de sono e a irritabilidade.A verdura é fonte de ferro e em idosos a carência do mineral causa a anemia, a baixa imunidade e a insônia.
2.Nozes: É fonte de vitamina E sendo antioxidante. Fortalece o sistema imunológico e ajuda a retardar o envelhecimento e previne as doenças cardiovasculares, tambémo câncer de próstata.Você pode comer misturada ao iogurte,à salada ou 1/2 xícara (chá) de nozes picadas  por dia.
3.Alho:É um poderoso antimicrobiano e ajuda nos sintomas de gripes e resfriados, também ajudam a prevenir o câncer de estômago,cólon e de pele, bom para reforçar a imunidade.Como tem sabor forte é bom misturar no tempero com  outros ingredientes para uma salada.
4.Abacate: Auxilia na redução dos níveis de colesterol e proteção contra o câncer oral e de garganta.É bom não ultrapassar a quantidade diária que deve ser de uma porção,ou seja 1 e 1/2 colher por dia.
5.Tomate: É rico em licopeno e antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento, também o câncer de próstata e as doenças de Alzheimer e de Parkinson.
6.Aveia: Muito rica em fibras que ajudam o funcionamento do intestino e acelera a eliminação de substâncias tóxicas ao organismo. Proteje o organismo de diversos tipos de câncer, como o do cólon.Como é um alimento rico em fibras auxilia na diminuição do colesterol e diabetes.
7:.Maçã Uma fruta por dia é capaz de diminuir o colesterol ruim,no sangue e é um poderoso antioxidante. Ajuda a proteger o intestino e a combater certos tipos de câncer do aparelho digestório.
8.Azeite de oliva: É bom em gordura boa que ajuda nas doenças cardiovasculares e capaz de reduzir certos tipos de câncer, como de mama,  da próstata e colorretal.
9.As frutas vermelhas e roxas: As frutas como o morango, a amora, a framboesa,o mirtilo contém ácido elágico que evitam o envelhecimento precoce das células a formação de tumores.É bom fazer um mix de frutas vermelhas ou tomar um suco delas.
10.Os peixes ricos em ômega 3: São capazes de diminuir os ricos das doenças cardiovasculares.O ideal é comer duas vezes na semana um dos peixes como o atum, o salmão e a sardinha.

Além desses alimentos os nutricionistas recomendam o consumo de proteínas que ajudam para termos boa saúde como as carnes magras, o leite e os seus derivados,os ovos,os vegetais verdes.
Manter uma alimentação saudável ajuda a manter um organismo forte e bem nutrido,principalmente na velhice. Para isso precisamos da ajuda de um médico nutrólogo ou de uma nutricionista que nos ajudará a manter uma alimentação adequada para vivermos bem e com saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário