sexta-feira, 26 de agosto de 2011

4 O CERTO X ERRADO NOS LOOKS

Meninas, duas amigas ligaram e deram sugestões para eu fazer um contraponto: certo x errado nos nossos looks.Pensei um pouco e cheguei a conclusão de que não é um assunto simples e nem banal.
Desde que o mundo é  mundo se discute a questão e até hoje é polêmico, tendo em vista que tais conceitos vão depender de nossa percepção, de nossos conceitos, de nossa visão de mundo, da educação recebida e a visão da ética ( Filosofia) que discute tais conceitos.

O certo está dentro de um referencial, de parâmetros que a sociedade criou para a boa convivência da humanidade dentro da sociedade.Daí temos as leis, os códigos, os estatutos para direcionar a boa convivência em grupos e garantir os nossos direitos e deveres como humanos e cidadãos.Os filósofos dizem que para se compreender o que é o certo e o errado não podemos deixar de lado a justiça para entender a noção dos direitos e entender que a vida é um aprendizado constante.
Todos os homens (a humanidade) têm suas fragilidades, seus instintos, fraquezas, impulsos que devem ser limitados pelos pactos sociais para que todos tenham a liberdade de escolhas e possam viver com um compromisso ético de saber escolher e fazer renúncias quando nos afastamos de ser humanos.Lembrando que o ser humano constrói a sua própria existência e deve escolher entre várias possibilidades podendo executar alguns atos e em outros momentos deve se abster de outros para não se prejudicar.O conceito visto pela ética é complexo e passa pelo conhecimento num processo universal.
E na moda? Vejo que o certo para mim, pode não ser para o outro.Assim como o que é errado.Mas há determinadas coisas que devemos abolir  porque não ficam bem. Acho que o bom senso e o espelho ainda são os melhores termômetros para não pagarmos "micos" nos ambientes em que estivermos.
Há muitas revistas que já trazem o contraste, mas coloquei os dois looks só para ilustrar a coluna, vamos lá!

Na moda e ao escolher os nossos looks devemos ficar atentas:

_O errado são os exageros: brilhos demais, decotão, roupas justas e coladas ao corpo, volumes,estampas grandonas,transparências mostrando mais do que devia, colares e brincos grandões, uso de botas por cima da calça (precisa ter cuidado),cores exageradas (tudo vermelho, por exemplo),calcinha aparecendo etc.
_Forçar um estilo porque as celebridades estão usando, então eu tenho que entrar "na onda" da moda.
_Adotar looks de adolescentes (uso de minissaias, shorts, miniblusas, barriga de fora, looks com estampas com bonecas, bichinhos etc) para aparecer mais jovem.
_Não saber combinar as peças e ficar  parecendo uma "periguete".
_Virar escrava da moda.Temos que acompanhar as tendências para adequá-las ao nossos estilo, mas nada de querer tudo porque é moda e eu tenho que comprar e usar.
_Não saber usar os trajes de acordo com a ocasião, eventos, lugares.Ir para o trabalho de vestido tomara que caia,usar calça jeans em um casamento etc.
_Exagerar no comportamento "fazer caras e bocas", falar alto, exagerar nas bebidas, proferir palavrões, ofender e não respeitar as pessoas etc.

LOOK 1

  CERTO OU ERRADO?

As combinações do look (Foto 1) não estão proporcionais: a blusa não combinou com a saia e o tipo de bota também não é para ser usado com esse tipo de saia, pois achata o corpo. O look ficou desleixado, sem graça. Na 2ª foto, o look está mais proporcional e deu um ar de confiança e sutileza.O mesmo casaco com outra blusa ficou mais coordenado, assim como a escolha do tipo de sapato.O 2º look ficou clean e harmonioso para ir ao trabalho, não muito formal, mas smart casual (entre o formal e o casual).


LOOK 2


No 2º look: Na 1º foto, o look está um pouco exagerado na transparência da blusa (aparecendo sutiã, umbigo, barriga), a calça muito justa (para uma balada pode ser), nunca para o trabalho.Assim como os brincos (grandes) não ficam bem em ambientes mais formais. Na 2º foto, o look está mais harmonioso, projeta mais credibilidade no ambiente de  trabalho, apesar da bolsa de cor azul que deu uma iluminada no visual para quebrar a seriedade do look.


Bem, meninas,acho que a vida é uma aprendizagem e quem não erra nos looks?Como já falei temos que ter atenção aos exageros, aos erros de proporções e adequar as nossas peças ao nosso estilo, ao corpo,  a altura e evitar o que pode nos deixar feias ou enfeitadas demais.
E aí, qual sua opinião sobre o assunto?

4 comentários:

  1. Amo esses posts ...bjokas e tenha um ótimo fim de semana!

    izabellinemoda.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  2. Olá Iza,

    Senti sua falta, tudo bem?Muito trabalho?
    Tenho acompanhado os seus croquis e acho que você poderia investir mais nesse seu lado criativo.
    Obrigada pela visita.Volte sempre.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Fatinha gostei muito do post e concordo com você que esse negócio de certo e errado é meio complicado.Gostei das dicas.
    Bjs,

    Jil

    ResponderExcluir
  4. Olá Jil,

    Pois é...cada pessoa tem uma perspectiva de ver as coisas, daí eu acho que o conceito em termos de moda também é complexo.
    Obrigada pela visita. VOlte sempre no ME.
    Bjs.

    ResponderExcluir