terça-feira, 23 de agosto de 2011

0 SAÚDE - LINFOMA

Gente, já faz uns dias, que li sobre a saúde de nosso querido ator Reynaldo Gianecchini que enfrenta um câncer linfático descoberto no início desde mês.Fiquei muito curiosa para saber mais sobre essa doença. Resolvi ler mais para trazer para a nossa coluna. Como já falei o assunto é muito resumido, nada de aprofundamentos, porque não sou da área de saúde e nem tenho pretensão de discutir cientificamente as doenças. O ME só tem a pretensão de trazer os assuntos relacionados às doenças como forma de conhecermos para a prevenção e procurar melhorar nossos hábitos de vida.

 

Os linfomas são um grupo de doenças que se originam nas células do sistema linfático. O sistema linfático é constituído de órgãos e tecidos que produzem, armazenam e distribuem os glóbulos brancos do sangue que combatem as infecções e outras doenças.Fazem parte deste sistema: a medula óssea, os linfonodos (gânglios ou ínguas) e os vasos linfáticos.As amídalas, o fígado, o baço fazem parte do sistema linfático.
 O linfoma é um câncer das células linfáticas, as células brancas, que fazem a defesa de nosso organismo contra infecções.Quando se multiplicam desordenadamente se iniciam nos linfonodos, que são as ínguas, que a gente tem na virilha, na axila, no pescoço e dentro do tronco.É preciso fazer um diagnóstico para saber a extensão do linfoma.Isso se faz através de exames, biópsia  e da medula óssea.
Há dois grupos de linfomas: Linfoma de Hodgkin e os não-Hodgkins.A diferença entre os tipos de linfomas está nas características das células malignas. A diferença só e possível após a biópsia e a avaliação microcópicas das células cancerígenas.O linfoma não-Hodgkin tem mais de 40 subtipos e alguns diferenciam na apresentação clínica, tratamento, idade.Os linfomas nodulares têm grau baixo e são doenças que não progridem ao longo dos anos, já os tumores de célula B são mais agressivos.

A medicina ainda não sabe bem as causas dos linfomas. Mas os seguintes sintomas devem ser investigados para se diagnosticar os tipos de linfoma de Hodgkin ou não-Hodgkin:

_Aumento dos gânglios (linfonados) do pescoço, axilas, virilha (com ou sem dor).
_Sudorese (suor) em excesso à noite.
_Perda de peso inexplicável.
_Coceira na pele.
_Cansaço frequente.
_Dificuldades respiratórias, falta de ar, dor torácica e abdominal.

Segundo os médicos há alguns fatores de riscos para se desenvolver a doença: O HIV, a imunossupressão (pessoas que foram transplantadas e que usam imunossupressores), a hepatite C, o vírus HTLV1.Há estudos que associam o uso de herbicidas e pesticidas a uma ocorrência do linfoma, porém os estudos ainda não são conclusivos.

O tratamento consiste em quimioterapia assoaciado ou não à radioterapia.Caso o paciente não tenha cura com o tratamento, pode ser necessário um transplante de medula óssea.

A detecção precoce é importante para o diagnóstico e cura.Fica o alerta do MIX ESTILO para vocês, uma vez que a doença é pouco conhecida no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário