sexta-feira, 3 de junho de 2011

0 Para os enamorados - REFLEXÃO

BOA TARDE!Estamos de volta para postar as nossas "coisitas" bacanas para você.A semana foi cheia de novidades com os desfiles do Fashion Rio, por isso demos um jeito de postar o que rolou por lá, mas agora acompanhe os posts da semana. Obrigada pela sua companhia.Nós adoramos a sua presença aqui conosco, viu?


 Está chegando o Dia do Namorados, né?Estão vamos falar de coisas que fazem um bem danado ao coração, tá bem?

Quem nunca amou?Quem não ama?Mesmo com tantos percalços, com tantos encontros e desencontros o amor é mesmo algo contraditório, inexplicável, algo para ser sentido, vivido mesmo que seja por um breve período em nossas vidas.Se for amor mesmo vai vencer o tempo, as distâncias, as diferenças e será sempre amor em todas as estações e momentos de nossa existência.
O amor já foi cantado em versos e prosas em todas as línguas e até hoje é discutido desde a concepção platônica, a romântica e até hoje na era moderna ainda nos questionamos sobre o amor.Por quê?Como sentimento inerente ao ser humano, subjetivo e ligado às nossa emoções é próprio do comportamento biológico e psicológico que nos liga à vida. O amor pode se entendido de diferente formas e conceitos.O amor mantém uma ligação ao bem querer, à paixão, ao desejo, à afeição e é capaz de gerar comportamentos que nos motiva ou nos abate.Associado a pura paixão ou loucura ainda desafia os estudos na área do comportamento humano e assume uma dimensão complexa quanto à própria existência do homem.
Hoje, a maioria das pessoas se queixam da falta de um amor, mas quem tem sempre está na dúvida, na espera, no emaranhando de sentimentos e no turbilhão de incertezas próprios da vida moderna.Vale a pena?Lembrando Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".Viver o amor vale a pena, não devemos ter medo da entrega, de conhecer o outro de tentar ser feliz...
Ainda sou daquelas de ter só um amor, de fidelidade enquanto durar, de ser sincera com o outro e de chamar o outro para rever a relação. Sem medo de ser feliz porque vivo o presente, o futuro deve estar escrito nas estrelas e se tiver de ser será...

Para homenagear os eternos enamorados por alguém ou pela vida escolhi  quatro poetas de que gosto muito.
Quem não conhece Camões, Mário Quintana, Manuel Bandeira e Vinícius de Moraes?Em épocas tão diferentes os poetas falam de amor de uma forma encantadora para pensarmos sobre esse sentimento que nos deixa sonhadores e meio bobos.

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor.
                                   Luís Vaz de Camões



Bilhete

Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...
                                      Mário Quintana

Arte de Amar


Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus – ou fora do mundo.
As almas são incomunicáveis.
Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.
Porque os corpos se entendem, mas as almas não.
                                       Manuel Bandeira 

Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
                                         Vinícius de Moraes


     "Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a lingua dos anjos, sem amor, eu nada seria".(Renato Russo)     


"Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho".(Tom Jobim)

Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós".(Clarice Lispector)


"O amor e o desejo são as asas do espírito das grandes façanhas".
 (Goethe)
Para terminar um texto meu:
Caso sério

Nosso caso é sério.
Precisa de alopatia urgente
Porque oculta minha razão e o coração.

Desafia os meus conceitos e preconceitos.
Precisa de um analista urgentemente.
Desafia as leis da natureza, o tarô, as estrelas...
Torna meu coração frágil.

Já nem sei quem sou, não tenho identidade.
Já sou perdedor antes do início...

Nosso caso é sério.
Além da alopatia, do analista, precisa de homeopatia urgente!
                                                                 Fátima Paes
É bom falar de amor, né?

 

                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário