quinta-feira, 21 de abril de 2011

0 SAÚDE - A TIREÓIDE


Achei o assunto muito interessante. Tenho  hipotireoidismo e me vejo sempre no controle do peso para não perder a medida.Vocês não imaginam como é difícil viver no controle é para fechar a boca meeeeeesmo!Fico me policiando na alimentação, nos alimentos calóricos para não deixar o colesterol tomar conta de mim. Tomo um remédio para repor os hormônios que não funcionam direito. No início da descoberta foi difícil, eu sentia desânimo, cansaço, palpitação, unhas e cabelos fracos e estava engordando.Meu cardiologista achava que era estresse dizendo que eu trabalho muito e deveria dar uma parada. Voltei duas vezes ao consultório porque eu não estava conseguindo nem trabalhar com os sintomas que me incomadavam.Depois da minha insistência, o médico pediu exames de sangue (TSH, T3, T4) e confirmou-se o hipotireoidismo. Tive que procurar um endocrinologista para fazer o acompanhamento. Este mês já tenho uma consulta., tenho que fazer controle de seis em seis meses.Agora,melhorei muito, já levo uma vida mais tranquila.


 O hipotireoidismo é um distúrbio pela falta de hormônio da tireóide. É uma das doenças mais comuns da tireóide.A tireóide é responsável por coodenar o nosso metabolismo e o gasto calórico do nosso corpo.
A glândula da tireóide fica logo abaixo da região do pescoço e tem um formado de borboleta. Ela é responsável pela produção dos hormônios T3 e T4 que controlam muitos órgãos de nosso corpo como: controlam nossa temperatura, os batimentos cardiácos, o crescimento dos pelos, o intestino, o ciclo menstrual etc.A glândula pode produzir hormônios demais ( Hipertireoidismo) ou poucos hormônios (Hipotireoidismo); também outras inflamações ou aumentar de tamanho no caso de bócio.

 Um exame de sangue mede a quantidade de hormônios tireoidianos no sangue. Na tireóide pode aparecer nódulos que precisam ser diagnósticos para testar se são cancerosos ou não. Os médicos dizem que 90% dos nódulos são benignos. O câncer da tireóide é mais comum em mulheres e os sintomas iniciais são rouquidão e dificuldade de respirar e comer.





Quando os hormônios tireoidianos T3 e T4 se tornam normalmente baixos, todo o processo do corpo se torna mais lento.
Os sintomas precisam ser diagnósticos porque não são exclusivos do hipotireoidismo: cansaço excessivo, desânimo ou até depressão, raciocínio lento, fala arrastada, sensação de peso, pele seca e cabelos finos e quebradiços, inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos, pouco sudorese, intestino preso e digestão lenta,irregularidade da menstruação,infertilidade, batimento lento do coração, aumento do colesterol.

Algumas causas :
_Nos adultos a causa mais comum é um distúrbio chamado tireoidite de Hashimoto (doença de Hashimoto). Doença em que o sistema de defesa do organismo ataca a glândula tireóide e causa -lhe dano. Faz parte do grupo de doenças auto-imunes.

_ Pode ser causado por tratamento médicos que reduzem a capacidade de produzir hormônio, por exemplo, o uso do iodo radioativo.

_ Intestino preso, fezes ressecadas e ficar vários dias sem evacuar pode ser um desequilíbrio nos hormônios.Precisa ser investigado por um médico.

_ Doença da hipófise , bastante raro, que leva a redução do TSH (hormônio que estimula o funcionamento da tireóide).

_Cirurgias para a retirada parcial ou total da tireóide (para tratamentos de outros problemas nessa glândula).

_As predisposições genéticas e o uso contínuo de remédios para emagrecer podem desencadear o hipotireoidismo.

FIQUE ATENTA!

_Se você perceber que anda muito cansada, ganhando peso, coração fora do ritmo e até depressão pode ser a tireóide que não está funcionando adequadamente;

_ A partir dos 40 anos o nosso corpo passa por mudanças hormonais da menopausa e devemos ter controle nos hormônios.Mulheres que estão na faixa dos 60 anos devem fazer pelo menos um exame de TSH por ano;

_ Se a pele está grossa, ressecada, se há perda de cabelos e estão finos e quebradiços, pode ser a tireóide;

_ Se o raciocínio anda lento, memória cansada e depressão precisa ser avaliado por um médico;

_ A tireóide precisa do iodo presente no sal, o problema é a alta concentração de iodo e o seu consumo que prejudicam o funcionamento da tireóide;

_ No caso de hipertireoidismo ficar atenta para emagrecimentos, excesso de fome,aumento do ritmo do intestino, arritmia (batimentos descompassados do coração), pele brilhante, quente e úmida pelo excesso de suor, ansiedade, agitação.

O hipotireoidismo é a disfunção mais comum no Brasil e atinge dez mulheres para cada homem, por isso precisamos ficar atentas aos sinais de nosso corpo e procurar um médico logo.Não se auto mediquem,o remédio tem doses e só o médico pode prescrevê-lo.Eu tomo Euthyrox (Levotiroxina sódica 100 mcg), não sei se o médico vai alterar a dose.

FICA O ALERTA DO MIX ESTILO PARA VOCÊS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário