sexta-feira, 8 de abril de 2011

2 MODA - faixa de 60 a 70 anos

Queridas, estamos recebendo sugestões de nossas leitoras para posts. A seção de hoje, já fazia parte do meu desejo de postar algo sobre looks para a faixa de 60 a 70 anos, por isso tentei imprimir algo pessoal e o que já li e aprendi sobre a moda nessa faixa de idade.

Hoje,há mulheres que não aparentam a idade que tem e continuam procurando viver bem consigo mesma, aceitando a idade, cuidando da saúde, participando de grupos de amigos, de danças, fazendo ginástica, estudando, fazendo excursões e por que não namorando? Ora, cada uma sabe da sua vida e viver feliz, com a autoestima lá em cima, faz um bem danado em qualquer idade.Muitas mulheres não gostam de envelhecer,(confesso meu pecado a vocês), infelizmente faz parte da natureza humana e assim vai ser, apesar dos produtos milagrosos e de cirurgias plásticas.Dizem : "o tempo é implacável",daí eu acho que devemos tirar proveito de nossas experiências, da grande sabedoria que adquirimos e da capacidade de enxergarmos as coisas com mais precisão e mais tolerância.Já sabemos o que queremos e de que gostamos,então vamos nos preparar para entrar na melhor idade, motivo pelo qual  também a  partir dos 40 anos já vamos sofrer uma série de mudanças em nosso corpo.
 Então,vamos enfrentar a nossa melhor idade de um jeito bem saudável e sem "neuras", né?

Os tempos mudaram, mesmo assim, ainda há preconceitos em se  tratando da  mulher madura em certos aspectos, não podemos é nos entregar e aceitar pacificamente tal situação. Não é porque uma mulher está na faixa dos 60 a 70 anos que deve se entregar e andar relaxada, com looks pesados, fechados, sem estilo e ficar escondida fazendo crochê ou cuidando só dos netos.O bom é ter uma vida ativa , participar de grupos de amigos, ler bastante e viver de acordo com a idade sem se preocupar com o julgamento dos outros.Nessa idade você pode ser elegante e charmosa sabendo ser discreta e tendo bom senso na hora de escolher os looks.
Acho que vou ser aquela "coroa" bem charmosinha quando chegar nessa idade.Quero estar aposentada, viajando muito e se possível dando palestras por aí, quem sabe?
A elegante Clô Orozco (estilista) disse na revista ELLE ( mês de abril) que aos 60 anos, a mulher não pode vestir qualquer coisa.O caimento das peças precisa ser excelente e os tecidos nobres. Afirmou "Tudo tem que ser menos nessa fase da vida".Usar saltos mais baixos, nada de estampas chamativas e evitar tudo"ão"(saltão, brincão).Ela confessa que é a miss cardigã e em festas gosta da dupla camisa e saia.

 
  • Se você está em forma dá para usar vestidos retos sem muitos detalhes e estampas chamativas.As mangas (melhor três quartos ou compridas) disfarça os braços flácidos.Os cardigãs , casacos e as jaquetas mais longas são boas para disfarçar os braços flácidos e se estiver fora do peso também disfarça a barriga.Só não vale usar peças maior do que o seu número.Use modelagens um pouco mais soltinhas.
  • Evite em seu guarda-roupa peças justas, curtas, decotadas, transparentes, de cintura alta ou golas altas.Invista em peças que tenham o seu jeito e de que gosta.
  • Use tecidos leves de boa textura. Ao comprar peças escolha as de bons tecidos, caimento e sem grandes detalhes ou estampas muito grandes. Os terninhos e peças de alfaiataria são peças que não saem da moda e ficam bem em eventos mais formais.
  • A calça reta (evite bolsos, volumes e detalhes) e os vestidos nas cores nude, preto, azul e cinza aparentam quilos a menos. Use uma cinta modeladora (caso esteja acima do peso), escolha modelos confortáveis e o resultado é muito bom com cintura e barriga no lugar.Vale também para os seios, caso você os tenha muito fartos, use sutiãs com alças largas e com pequeno bojo para colocar os seios no lugar.
  • Nessa  idade é bom andar de sapatos não muito alto, os saltos devem ser firmes e um pouco baixo.Aproveite para desfilar por aí de sapatilhas e sandalinhas, elas são práticas e charmosinhas. Acho o tênis também muito prático.Use-os com calça, saia e vestidos.
  • Esqueci, não deixe a sua calça jeans de lado se você gosta. Você pode usá-la com blusas de mangas compridas. Tenha sempre blusas brancas no guarda-roupa.
  • Os acessórios devem ser bem discretos e básicos. Nada de usar colar, brinco, pulseira, relógio,óculos tudo no mesmo look.Saiba combiná-los observando as peças que ficam bem em você.
  • Cuide muito bem da saúde, da pele e dos cabelos. Use produtos próprios concentrados  anti-idade para o rosto, assim como o hidratante com filtro solar, beba bastante água e se já está aparecendo cabelos brancos dê um trato tingindo-os, evite a coloração de cor preto que envelhece ainda mais. Faça um make leve e evite batons de cores fortes e sombras chamativas, assim como marcar muito os olhos.
 
 Queridas, aqui no quadro 2, temos as saias. Acho um charme. Nessa idade nada de saias curtas, usar um pouco depois do joelho (saia nº 2) e as melhores são os modelos de saias  retas ( básica e cai bem em quase todos os tipos de corpo), um pouco plissada (em tecidos leves ficam bem femininas),  a máxi ( saias de nº 1 e 3), só evite comprimento perto do pé se é muito  baixinha;  a saia evasê que favorece as mais cheinhas.Repararam nos sapatos? Nada de saltão.

Aqui no quadro 3, temos a blusa branca que pode ser usada com calças ou saias, assim como usar jaquetas e cardigãs com mangas. O vestido tem uma estampa leve, melhor  usar com um casaco.Reparem nos sapatos que estão super na moda e as bolsas médias acompanham os looks.

Queridas, espero que tenham gostado.Há pouco material sobre moda para mulheres maduras nessa faixa de idade e para as gordinhas.As revistas famosas só trazem moda para quem tem corpo de modelo, para quem está nos padrões da beleza perfeita e esquecem das mulheres reais (peitão, barriguinha, quadril largo, fora do peso, na faixa de 50 em diante...), não sabem que cada uma tem seu charme, beleza, experiência e  que  o mais importante é ser feliz consigo mesma, manter a autoestima lá em cima e o bom astral, mesmo se estamos fora dos padrões da mídia e do mundo fashion...

Nessa idade tenha bom senso, equilíbrio, discrição na hora de comprar suas peças e de montar os looks.O que conta é o seu estilo.

2 comentários:

  1. Fatinha muito obrigada, é dificílimo achar moda para senhoras, tenho mais de 60 anos e gostaria de andar nas tendências da moda só que tendências que se adequem a minha idade e a meu estilo, e seu post me ajudou bastante. BJ

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria!Fico feliz em ajudar nossas leitoras.Espere que vou sempre postar seções para essa faixa de idade.O que vale é o seu estilo e adequá-lo a sua idade.
    Volte sempre ao Mix Estilo.
    Bjs.

    ResponderExcluir