domingo, 6 de fevereiro de 2011

0 SAÚDE -OSTEOPOROSE

Você sabia que as mulheres estão mais propensas à osteoporose?Então, vamos cuidar melhor de nossa saúde para chegarmos à velhice com boa disposição.Na juventude cometemos muitos excessos e quando a velhice chega pode não ter mais jeito, por isso conhecer as doenças é importante para a prevenção.


Osteoporose é uma doença óssea que afeta principalmente as mulheres na menopausa, levando a uma fragilidade dos ossos e podem ocorrer fraturas. É uma das doenças associadas com o envelhecimento.


Até aproximadamente 30 anos de idade a quantidade de osso reabsorvido e reposto é igual, a partir daí inicia-se um lento processo discreto de massa óssea. As mulheres perderão cerca de 35% de osso cortical (fêmur) e 50% de osso trabecular (vértebras) e os homens perderão 2/3 desta quantidade.A razão de tudo isso se deve pela diminuição de produção hormonal nas mulheres que constitue propensão à osteoporose.As mulheres acima de 50 anos têm mais riscos de desenvolver osteoporose. A doença não ocorre apenas em mulheres é uma doença que ataca ambos os sexos, no entanto nos homens o processo é mais tardio.

Veja alguns fatores de riscos: raça branca ou asiática, histórico familiar, baixa estatura, massa muscular pouco desenvolvida, baixa ingestão de cálcio, sedentarismo, excesso de exercício levando a amenorreia (falta de menstruação), tabagismo, ingestão de álcool, pouca exposição solar, menopausa, primeira menstruação tardia, retirada de ovários sem reposição hormonal, doenças reumáticas crônicas e insuficiência renal.

Os sintomas mais frequentes: dor lombar, dores na bacia e nos ossos, fraturas de ossos.A melhor alternativa  é a prevenção e medidas preventivas na juventude como ter uma boa alimentação, ingerir adequadamente cálcio, fazer atividades físicas regulares e tomar sol das 8h às 10h.

O tratamento deve se acompanhado por um médico  e inclue reposição hormonal dependendo de cada caso; ingestão de cálcio, vitaminas D3 e terapêutica combinada.

Com o aumento da expectativa de vida na 3ª idade, o idoso precisa se prevenir para evitar fraturas provenientes de quedas que diminuem consideravelmente a qualidade de sua vida. Lembrando que nem todas as fraturas podem ser atribuídas à perda de massa óssea.

Cuidar da saúde e um sinal de amor por si mesma e harmonia com o próprio corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário