quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

0 SAÚDE - NOSSA PELE

O estresse e as emoções negativas podem afetar a nossa pele.


A pele é o maior órgão do corpo humano e corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas  funções como a regulação térmica, o controle do fluxo sanguíneo, a proteção contra os agentes do meio ambiente e funções sensoriais como o calor, o frio, a dor, o tato e na defesa orgânica.
Os médicos descobriram que o lado emocional influencia bastante no desenvolvimento de uma série de distúrbios de pele como a acne, psoríase, vitiligo, eczema, dermatite atópica e herpes.A pele é nosso maior órgão e protege todos os outros das agressões do mundo exterior. Ele age como um filtro, tanto do ponto de vista físico como do psicológico.
Nossa pele é formada por três camadas: a epiderme ( camada mais externa), derme (camada entre a epiderme e a hipoderme) e a hipoderme ( porção mais profunda da pele).

Vejam a foto:

Algumas doenças de pele:

1.Acne: doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Aparece na puberdade e atinge a maioria dos jovens, mas pode persistir na idade adulta. O tratamento pode ser feito com medicação local para a desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade.



2. Herpes: infecção causada pelo Herpes simplex virus. Geralmente ocorre na infância. O vírus atravessa a pele e percorre um nervo e se instala até ser reativado devido à exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre e outras infecções que diminuem a resitência orgânica do corpo.O herpes é mais frequente nos lábios e região genital, mas pode aparecer em qualquer lugar da pele.
O tratamento deve ser orientado por um dermatologista que vai indicar o tratamento adequado com os medicamentos próprios para cada tipo e depende da intensidade e pode ser de uso local ou via oral na forma de comprimidos.


3.Psoríase: é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada a transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes. Atinge tanto homens e mulheres, principalmente na faixa de 20 e 40 anos. Sua causada é desconhecida, mas fenômenos emocionais estão relacionados. Não é uma doença contagiosa. O tratamento deve ser indicado por um dermatologista que vai indicar o tratamento de acordo com a evolução da doença.
A exposição moderada ao sol e a hidratação contínua da pele são importantes para os pacientes.
A doença ainda é um desafio para a medicina.


4. Vitiligo: Doença caracterizada pela despigmentação da pele, formando manchas acrônicas e bordas bem delimitadas e crescimento centrífugo.A causa não está esclarecida, não há descrição de sintomas. O vitiligo traz disfunção emocional, tornando necessário tratamento psicológico.
Dependendo das áreas do corpo atingidas o tratamento é diferenciado para cda paciente.
O uso do filtro solar adequado na pele despigmentada é fundamental para protegê-la de queimaduras e do dano solar.


Os médicos afirmam que o estresse e as emoções negativas diminuem as nossas defesas imunológicas e alteram sua umidade e ph facilitando a entrada de microorganismos no corpo, Não há doenças somente de fundo emocional, mas as emoções podem facilitar um desequilíbrio imunológico.A raiva, a tristeza e  a angústia podem agravar doenças como herpes, vitiligo, psoríase e coceiras.

Para manter nossa saúde em dia, já falamos aqui no MIX ESTILO, não devemos esquecer de usar o filtro solar todos os dias, manter uma vida saudável com uma alimentação a base de cereais, verduras, frutas; beber bastante água; praticar exercícios físicos; dormir bem; não cultivar sentimentos negativos; evitar o sol em determinados horários; manter uma vida ativa.
Qualquer sintoma na pele devemos procurar ajuda de um dermatologista, nada de automedicação.

Que tal começar o Ano Novo modificando os hábitos que nos prejudicam? Pensem nisso, eu acho que vai ser bom para todos nós.

Fonte: Texto adaptado http://www.dermatologia.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário