quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

0 DINHEIRO - O 13º Salário

 Você já pensou o que fazer com o 13º salário? E as lembrancinhas do Natal para a família e os amigos mais íntimos já planejou no orçamento do mês?




É bom pensarmos em tudo o que temos que pagar no mês de dezembro quando recebemos um pouco mais com o 13º salário na nossa conta porque depois vem IPVA, matrícula dos filhos, material escolar, 13º salário da empregada e se não houver organização podemos ficar perdidos.
O mês de janeiro para mim é um sufoco se eu não me planejar tem o IPVA do carro, tem a matrícula do meu filhote, o material escolar e também o 13º da empregada, fora duas últimas parcelas do Imposto de Renda, nem gosto de pensar, por isso já estou planejando os gastos. Pensando assim, vou listar o que estou fazendo e pode ajudar vocês também.

_ Precisamos fazer a nossa planilha das despesas do mês. Listar todas as contas para ver o que vai sobrar.
_Fazer a lista das contas extras e priorizar com o quê vamos gastar.
_Eu vou comprar as minhas lembrancinhas e pagar a vista, não vou usar o cartão de crédito e nem cheque pré-datado.Quero entrar 2011 sem dívidas extras.
_É bom separar uma parte do 13ª salário. Eu já fiz um levantamento dos meus gastos e vai sobrar um pouco para ir para a poupança. 
_Quem tem dívidas avaliar se vale a pena quitá-la ou então fazer uma reserva e continuar amortizando-a como vem fazendo.
_Para alcançarmos nossas metas de sair do vermelho é preciso que o companheiro, filhos participem e colaborem no planejamento familiar. Se aquela viagem tão sonhada não é possível para o mês de janeiro, quem sabe em julho quando o saldo é positivo?
_O controle dos gastos deve ser mensal para evitar surpresas.
_Tenha sempre o seu caderno de controle das despesas bem organizado.
_Eu já fui mais consumista em termos de roupas, sapatos, produtos de beleza como resolvi investir no mestrado, penso duas vezes antes de gastar. Às vezes temos que dar prioridades em nossa vida e é fundamental termos uma relação saudável com nosso dinheiro para vivermos de forma positiva. 
_Devemos comprar somente o necessário, nada por impulso.

Veja o que podemos fazer para ficarmos sempre no azul destinando parte de nosso salário:

*Devemos destinar 50% nos itens básico: supermercado, escola, contas de luz e telefone, aluguel, prestação da casa própria,combustível, condomínio.
*Devemos destinar 15% em lazer: cinema, teatro, viagens etc.
*Devemos destinar 10% em aplicações: poupança, investimento.
*Devemos destinar 10% em veículos: financiamento do carro.
*Devemos destinar 10% em gastos pessoais: roupas, sapatos, cabeleireiro, academia etc.
*Devemos destinar 5% em extras: presentes, reformas, móveis etc.

Gostou das soluções?Eu já confessei para vocês que já estive no vermelho e não foi fácil, agora estou no controle e confesso que é muito melhor a organização e como administradora tenho que dà bom exemplo de como gastar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário