quinta-feira, 9 de setembro de 2010

0 DINHEIRO - Vamos economizar



Aprender a economizar e programar  o orçamento mensal é um disciplina, assim temos que economizar em nossas contas e evitar surpresas, temos que ter persistência e planejar muito bem os nossos gastos.

1.Devemos anotar os nossos ganhos e gastos em uma tabela.Confira as contas fixas como água, energia, escola, telefone, plano de saúde, empregada doméstica, condomínio etc e contas variáveis como transporte, combustível, alimentação, cinema, roupas, barzinho etc.

2.Identifique seus gastos e economize comprando frutas da estação, produtos em promoção, vá a eventos gratuitos e promova entre as amigas trocas de roupas.

3.Dê priopridades no caso de adquirir bens mais caros, como a casa própria, um carro, computador, geladeira etc. Avalie os gastos e fique atenta aos juros embutidos nas prestações. Há vários planos que facilitam a vida da gente e merecem planejamento.

4.Devemos guardar 10% do que ganhamos para fazer aquele curso de línguas, viajar, entrada da casa própria e até um carro.É aconselhável ter uma reserva em caso de emergência, como no caso de  não ter um plano de saúde.

5.Corte o supérfluo, os luxos dispensáveis para render uma economia extra. Podemos comprar roupas, produtos de beleza mais em conta e de boas marcas.Pesquise produtos antes de comprar.

6.Evite comer na rua, assim não engordamos.

7. Reduza energia desligando a televisão, som, computador e lâmpadas quando trocamos de cômodos.Economize a água.

8. Não abuse do telefone fixo e do celular.

9.É sempre bom pedir desconto, principalmente na feira.

10. Discuta com o companheiro e as crianças um projeto para com apoio de todos ver a poupança aumentando.

11. Descubra seu talento. Sabe fazer doces, bolos, costurar, fazer crochê, bijuterias, dar aulas de reforço se você domina certos conhecimentos? Aposte para ganhar uma "grana" extra e divulgue na internet o seu trabalho.

12.Quite as dívidas e só usar o cheque especial e o cartão de crédito quando for necessário.

Pense positivo e que você vai vencer os obstáculos em se tratanto de dinheiro. Só não vale gastar mais do que ganha.
Eu sempre digo com fé: "O senhor é meu pastor e nada me faltará. Tudo posso naquele que me fortalece"



Nenhum comentário:

Postar um comentário