sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

0 O ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE BELÉM


BOA TARDEEEEE!

Minha Belém vai completar mais um ano de fundação.Não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem à querida cidade das mangueiras, das chuvinhas da tarde, das mangas da Praça da República e de muitas coisas boas...
Eita, terrinha boa!


A cidade de Belém, capital do Estado do Pará, vai completar 398 anos de fundação, no dia 12 de janeiro.
Belém foi fundada pelo capitão-mor Francisco Caldeira Castelo Branco, em 12/01/1616.A cidade teve vários nomes como Feliz Lusitânia, Maria do Grão Pará e Santa Maria de Belém do Grão Pará, até que finalmente, o nome atual.
Belém só reconheceu a Independência do Brasil, quase um ano após a proclamação, em 15/08/1823.Entre 1835 e 1840, a cidade explodiu em um sagrento movimento, a Cabanagem.Aqui, viviam índios, negros e mestiços em condições precárias, tal fato provocou a revolta contra o governo regencial na conquista da independência da província do Grão-Pará.Vários fatos aconteceram na cidade com a tomada pelos cabanos, mas depois de cinco anos de combates, o governo regencial reprimiu a revolta.Segundo os historiadores cerca de 30 mil morreram nos combates em busca de um sonho.
Uma história marcada pela luta de liberdade que estão nos livros para recordarmos a fundação desta simpática cidade conhecida pela sua diversidade cultural, pela sua beleza natural, pelos seus pontos turísticos, pela sua culinária, pelas músicas e artistas, pelo seu trabalho artesanal.
Belém é uma cidade que cresceu muito de forma desordenada sofrendo impactos sociais, econômicos, sociais e ambientais sem solução imediata.Os problemas que atingem Belém são iguais ao de qualquer cidade brasileira em relação à educação, saúde, transporte, segurança, saneamento básico que dependem de um planejamento de investimentos a longo prazo para melhorar os serviços públicos sucateados e precários.
Mesmo assim enfrentando problemas sérios há na cidade lugares bonitos como praças, igrejas, museus, shoppings, restaurantes, prédios para se apreciar e se encantar.
Para festejar o aniversário da cidade das mangueiras foi preparada uma programação pela Prefeitura e pelo Governo do Estado que segue até domingo incluindo shows com vários grupos da terra, seresta, inauguração do Elevado do BRT (vamos ver se o trânsito melhora), exposição de cerâmicas, amostra de fotografias, exposições de pintura.

Desejo um feliz aniversário a minha cidade e que o prefeito Zenaldo Coutinho consiga sanar os problemas mais urgentes na área da saúde, transporte, saneamento básico tornando Belém uma cidade aprazível, boa de se viver. A população deve fazer a sua parte cuidado e zelando pelo patrimônio público,  pela coleta de lixo, participando de projetos em prol de uma cidade mais limpa, mais organizada para que sua população tenha qualidade de vida.
Segundo o IBGE, em 2012, Belém foi considerada a 10ª cidade mais populosa do Brasil, a 177ª do mundo e tem aproximadamente 1.425.922 de habitantes (estimativa de 2013). Diante dos dados estatísticos, a cidade tem muitos desafios pela frente e que desafios!

398 anos...Parabéns, querida cidade de encantos mil!


STOP.

Até o próximo encontro.

Bye-bye, té logo

Beijinhos,

Fatinha Paes



Nenhum comentário:

Postar um comentário