sexta-feira, 23 de novembro de 2012

0 A SÍNDROME DA FIBROMIALGIA.VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?

BOA NOITEEEEE!

Volteeeeeei!Na verdade estava um pouco ocupada com as minhas outras atividades e também pensando em novos posts, por isso a minha ausência por aqui.A outra semana também vai ser complicada por que tenho vários compromissos com o meu trabalho, mas fiquem na certeza que eu voltooooo!


Vocês já ouviram falar na fibromialgia?É uma doença considerada uma síndrome porque apresenta diversos sintomas: dores musculares difusas, fadiga, indisposição, distúrbio do sono, tontura,alterações intestinais.Achei o assunto muito interessante  e diz respeito às mulheres, pois atinge 7 mulheres para cada homem.Muitas vezes não sabemos se a dor é nos músculos ou nas articulações.
Tentarei resumir o que li à respeito da doença para vocês.



A doença se concentra na faixa etária dos 25 aos 45 anos.Mas há casos de adolescentes que estão em tratamento.O diagnóstico não é fácil e os sintomas podem durar anos.Há causas como problemas psicológicos e estados depressivos são comuns em pacientes que têm a síndrome.Não há uma causa definida, mesmo porque não se descobre a doença por exames laboratorias, o diagnóstico é essencialmente clínico e segue recomendações médicas para avaliar os sintomas dolorosos, o exame físico e os impactos cognitivos.Os estudos mostram que há pessoas mais sensíveis à dor.

A incidência da doença tem aumentado,por isso os estudos têm avançado bastante na apuração do diagnóstico na possibilidade de um tratamento com bom resultado.É necessário ter certeza de que não se trata de uma doença neurológica, dos músculos, ossos e mesmo psiquiátrica.A ressonância nuclear magnética funcional já apresenta resultadas nas áreas acometidas no sistema nervoso central.

Os estudos recentes demonstram que atividade física aeróbica regularmente melhoram aliviando a dor, a fadiga, a depressão, uma vez que aumenta os níveis de serotonina no sangue.É necessário exercícios físicos de leve intensidade para não sobrecarregar os músculos porque podem agravar ou surgir dores.Outra alternativa é a hidroterapia em piscina aquecida que tem dado ótimos resultados.

A fibromialgia não é um problema psicológico, mas a terapia ajuda bastante para que o paciente suporte melhor as dores, depois de um tratamento com medicamentos.A terapia cognitiva-comportamental ajuda os pacientes a modificarem suas emoções e seu modo de agir diante do fatores como a depressão, ansiedade, tristeza ajundo-os a melhorar os sintomas da doença.

Algumas situações podem piorar a dor como: estresse emocional, alguma infecção, excesso de esforço físico,sono ruim e traumas.

As mulheres devem entender que a fibromialgia é uma doença que não existe lesão dos tecidos, inflamações ou degenerações.Não há cura para a dor crônica, mas os sintomas melhoram bastante com um tratamento a longo prazo e medicamentos que devem ser prescritos por um médico.

Fica o alerta do ME para vocês.Em qualquer situação de dor devemos procurar ajuda de um  médico para um diagnóstico seguro e tratamento logo,logo.

Até o próximo encontro. 

Beijinhos,

Fatinha Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário