quinta-feira, 2 de agosto de 2012

0 DIÁRIO DE VIAGEM2

B OA TARDEEEEEE!

Nosso diário continua com as fotos de Punta del Este, no Uruguai.A cidade está localizada no departamento de Maldonado.

4ª Parada: Logo de início tomamos um susto com o preço do café da manhã: paguei por duas xícaras de café e dois sanduíches R$ 70,00. A cidade estava bem calma.A temporada boa começa a partir de dezembro em Punta del Este e como o frio estava muito intenso não vimos ninguém na praia ( é claro, quem se arriscaria?).Visitamos a parte do litoral e podemos conhecer o Rio Prata que corta o Uruguai e a Argentina, ou seja o limite entre o Rio e o Oceano.O cenário, apesar do frio, é muito bonito.Punta del Este é realmente um balneário chique que lembra as celebridades com seus inúmeros prédios, hotéis, mansões e muitos prédios em construção.A parte da arquitetura mais antiga é muito bonita.O que me chamou mais atenção foi que a cidade é muito limpa e o bairro de mansões que visitamos não tem numeração, as casas têm nomes. Segundo o guia que nos orientou cada morador deve cuidar muito bem de seu jardim porque caso não o faço paga multas ao governo.

Demos uma parada no Cassino Conrad, um dos mais famosos de Punta del Este, e fiquei feliz ao ver a nossa linda bandeira no mastro ao lado dos outros países do Mercosul.Foi a primeira vez que vi um cassino e que luxo!Aproveitei e tirei uma foto ao lado da Limousine do Cassino. Aproveitamos e trocamos nossos reais em dólares. O nosso dinheiro é muito forte por lá, por isso sentimos no bolso o pagamento com o café e o almoço.Uma água mineral por lá custa R$5,00!A língua não foi empecilho para o grupo.Até treinamos algumas palavras para nos dirigirmos aos garçons, mas eles já estão acostumados com os brasileiros. O problema é que em todos os restaurantes temos que pagar a "propina" (eles sabem que , aqui, no Brasil a palavra tem um sentido pesado e já evitam o uso).O maior problema que enfrentamos é que no Uruguai o arroz é coisa rara.Os pratos são à base de carne ou frango (bife de chorizo, papas fritas, pollo asado) acompanhados de batatas fritas ou alface e tomate, nada de arroz.
O guia (uma uruguaia que já morou no Rio de Janeiro) disse que no país a maioria dos produtos  é importado e o custo de vida em Punta del Este é elevado.

Fomos olhar a famosa casa do artista Carlos Paez Vilaró que fica afastada do centro.É uma casa com jeito medieval, muito diferente, parece um castelo dos cantos de fadas.Ficamos um pouco distantes, daí as fotos ficaram pequenas.Essa casa tem histórias porque o artista uruguio tem muitos amigos brasileiros que já visitaram sua casa.
Bem, realmente Punta del Este é um paraíso!Como não é época de alta temporada a cidade estava deserta, sem trânsito caótico e poucas pessoas nas ruas.
Partimos dali para Montevídeo.

Amanhã, ainda teremos  mais diário de viagem.