domingo, 5 de junho de 2011

0 SAÚDE - A GASTRITE

Você tem dor no estômago ou azia depois de comer algo mais pesado ou beber? Pode ser gastrite, por isso é preciso procurar um médico gastroenterologista para saber as causas dos desconfortos no estômago.



Gastrite é a inflamação da mucosa do estômago. Nem toda dor no estômago é gastrite.
As gastrites podem ser agudas ou crônicas.

1.A gastrite aguda é mais simplificada e pode ter um aparecimento súbido e ter uma evolução rápida tendo um agente causador como medicamentos, anti-inflamatórios, bebidas alcoólicas, estresse físico ou psíquico, alimentos contaminados e hemorragia digestiva causada por complicações mais graves.

2.A gastrite crônica depende de um conjunto de fatores que levam a diminuiçõ das células da mucosa do estômago e vai reduzir a produção do ácido gástrico importante para ingerirmos e para a digestão dos alimentos. A bile do fígado também descarrega na porção inicial do intestino delgado (o duodeno) que reflui para o estômago e causa a inflamação crônica.

Se você tiver algum desses sintomas precisa marcar uma consulta com o médico:

_Dor e queimação constantes na barriga.
_Azia.
_Perda de apetite.
_Náuseas, vômitos e diarreia.
_Saciedade precoce, sensação de empachamento logo após alimentar-se.
_Eliminação de sangue nas fezes ou nos vômitos.

Causas:

_Bactéria no estômago: A Helicobacter Pylore tem a capacidade de viver dentro da camada de muco protetor do estômago. Pode ser transmitida por alimentos, pessoas ou objetos contaminados.A gastrite não é causada pela bactéria em si, mas pelas substâncias que ela produz e agridem a mucosa gástrica, levando à gastrite, úlcera péptica e até o  câncer do estômago.
_Excesso de remédios anti-inflamatórios.
_A idade avançada.Não é doença e sim um processo de envelhecer.
_Comer alimentos muito quentes, condimentados, gordurosos, ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

Devemos evitar:

_Frituras, pimenta, chocolate, temperos fortes, molho de tomate, alho, limão, ketchupe, mostarda, embutidos, carnes gordurosas, café em excesso, refrigerantes, energéticos, guaraná em cápsulas ou em pó, bebidas muito quentes.
_Não comer depressa e mastigar bem os alimentos.
_Não fumar.

Para proteger o estômago:

_Não passar horas sem alimentos;investir em alimentos leves sem muito óleo e temperos,beber chás de erva-cidreira, camomila e de couve;comer pão integral, gelatina, iogurte, água de coco, sucos naturais, mamão, batata e brócolis.

Procure um médico para um exame mais específico como a endoscopia digestiva para confirmar se os seus desconfortos é uma gastrite.

Fica o alerta do MIX ESTILO para você.Como já informamos não temos a pretensão de discutir a fundo as doenças, mas só a título de informação para cuidarmos de nossa saúde e ter qualidade de vida em qualquer idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário