quarta-feira, 24 de novembro de 2010

0 NUTRIÇÃO

Você sabia que podemos aproveitar cascas, folhas, talos e sementes das frutas e dos vegetais? As partes desses alimentos concentram nutrientes importantes e podem  ser aproveitados quer saber como? Leia o texto abaixo.
                                
                                  

Temos a mania de jogar fora as cascas, talos, folhas, sementes dos alimentos que consumimos e nem sabemos que estamos perdendo em nutrientes, pois é bom ficarmos sabendo como aproveitar os alimentos sem dispensar nada de suas partes que contém vitaminas, minerais e fibras e assim ainda economizamos.
Os nutricionistas afirmam que é por uma questão cultural ou por falta de conhecimento que comemos somente a polpa dos vegetais e frutas.Estamos perdendo substâncias importantes que carregam boas quantidades de vitaminas, minerais e fibras para o nosso organismo e consequentemente para nossa saúde.

Veja o que podemos fazer com alguns alimentos aproveitando tudo:

1.As cascas de laranja, tangerina e maracujá viram deliciosas geleias. Ao fazer vitaminas com a maçã e o mamão use-os com a casca.
2.Bata cascas de abacaxi e goiaba para fazer sucos e aproveite em bolos.
3.Folhas de cenoura e beterraba cruas podem ser usadas em saladas. As folhas de couve-flor, abóbora, batata-doce, mostarda e rabanete podem ser refogadas.
4.Sementes podem ser torradas e moídas e usadas em bolos.
5. Os talos podem ser aproveitados picados ou triturados para farofas, omeletes, massas de bolo  tortas, bolinhos, sopas, suflês. Não use os talos de mandioca porque são tóxicos.
6.As cascas da melancia, melão e do maracujá podem ser aproveitadas em compotas.
Ao usar as cascas, os talos e as folhas não esqueça de lavá-los muito bem retirando todos os resíduos.

Veja o que ainda podemos fazer com os talos, as cascas e as folhas de alguns alimentos:

_ A rama da cenoura: rica em ferro, que previne a anemia, o cálcio para fortelecer os ossos e a vitamina C para a defesa do organismo. Use como tempero para fazer molhos.

_ Casca de banana: Aumenta as defesas do organismo porque possui vitamina B e tem potássio para as funções musculares. Use para fazer brigadeiros. Bata as cascas no liquidificador e siga a receita.

_ A entrecasca do maracujá: Rica em fibras. Boa para fazer uma compota. Tire a polpa e ferva a entrecasca até ficar macia. Retire toda a casca amarela e mergulhe a entrecasca em calda de açúcar e canela.

_ A folha de couve-flor: Rica em ferro, cálcio e vitamina C. Refoque e sirva em charutos de carne, repolho e folha de uva.

_ A casca de berinjela: Rica em flavonoides e fibras que auxiliam o funcioanamento do intestino. Faça um refogado com tomate, cebola e pimentão e faça um patê.

Você sabia que o desperdício de alimentos no Brasil está entre 30% e 40% ? Nos Estados Unidos esse índice não chega a 10%.
A fome mata uma pessoa a cada 3,5 segundos no mundo porque muitos não têm o que comer. Segundo o Relatório Mundial sobre a Fome da ONU de 2006 ( com certeza os dados já alteraram) existem 854 milhões de pessoas subnutridas no mundo e 300 milhões de crianças passam fome.

Triste realidade. Precisamos aprender a não desperdiçar alimentos.

Texto adaptado: http://www.natureba.com.br/ e
Revista Máxima/nov/2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário