quinta-feira, 28 de outubro de 2010

0 SAÚDE - ALIMENTOS ORGÂNICOS

Os orgânicos chegaram e seus benefícios são inúmeros devido o maior número de nutrientes.Vale a pena conhecê-los. A agricultura utiliza-se de sistemas naturais para preservar o meio ambiente, combater pragas e fertilizar o solo.


                                 
                                    
         

O alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxico, mas é o resultado de um sistema que envolve a produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e os demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos etc),conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.
Os produtos orgânicos são cultivados sem os defensivos químicos e vêm ganhando o mercado brasileiro e de outros países. Os pesquisdores dizem que a escolha por um alimento orgânico é explicado pela preocupação com a saúde. Os alimentos cultivados são mais saborosos, frescos e têm mais durabilidade do que os cultivados de forma convencional.

A linhaça, o gergelim e a quinoa são cereais cultivados de forma orgânica. Os nutricionistas dizem que podemos usá-los no iogurte, batidas de frutas, sobre frutas, com outros cereais na ração humana (já falamos aqui no Blog) e ainda para fazer bolos e pães para o café da manhã.
Os efeitos dos cereais são bons para a saúde. A linhança possui ômega-3 e ômega-6, que garantem a saúde cardiovascular e previnem doenças, rica em fibras.O gergelim é fonte de proteínas e de cálcio. As sementes são ricas em vitaminas A, B1,B2, E, niacina, fósforo, ferro e fibras, também em óleos. A quinoa é um dos alimentos vegetais mais completos em proteínas, vitaminas e minerais.
Vale ressaltar que há estudos em pesquisas que dizem que não existe uma diferença tão grande entre os orgânicos e os alimentos produzidos de forma  convencional, isto porque foi encontrado pequena diferença entre os conteúdos de nutrientes entre os produtos produzidos convencionalmente e organicamente.
Ainda há muitas controvérsias, o certo que outros pesquisadores dizem que os orgânicos previnem muitas doenças, como o câncer, já que possuem mais anti-oxidantes do que os convencionais.

Algumas vantagens dos orgânicos:
_Não contém resíduos de agrotóxicos e são livres de hormônios.
_Possuem elevado valor biológico.
_Têm mais durabilidade.
_Contribuem para a saúde do produtor rural e de sua família.
_Contribuem para a preservação do meio ambiente.
_Minimizam o efeito estufa e o aquecimento global, devido a sua capacidade de retirar carbono do solo.

Os orgânicos são mais caros e produzidos em menor escala, também os custos de produção são maiores.
O investimento em novas descobertas em relação a alimentos deve ser uma preocupação das áreas da biologia, da medicina para que possamos levar uma vida mais saudável.

Fonte da adaptação: Planeta Orgânico e Mulher ( O Liberal, 24/10).



Nenhum comentário:

Postar um comentário