domingo, 12 de setembro de 2010

0 Para reflexão

Quando pensamos o blog resolvemos não direcionar somente para um assunto, por isso sempre apresentamos  colunas novas, já deu para perceber? Nossa intenção é informar nossos leitores sempre com assuntos atuais.

Refletir sobre os problemas que afetam o meio ambiente é uma questão de consciência solidária e ética. A postura consciente dos cidadãos deve começar na família e se estender  para a escola.Devemos começar a discutir ações simples para depois discutir outras ações mais complexas que envolvem políticas públicas, gestões governamentais comprometidas  com o meio ambiente, projetos ambientais para pensar em uma vida sustentável no futuro.
Muitas tragédias como quebra de barreiras, chuvas com inundações, o aquecimento global, o degelo nos polos, a extinção de várias espécies da flora e da fauna, a poluição nas grandes cidades, as queimadas desordenadas são questões que estão deixando a vida no planeta Terra em constante perigo.Por quê?A perspectiva política deve ser discutida numa dimensão socioambiental para evitar a degradação do meio ambiente. Quem ganha e perde com a exploração da natureza? Os países ricos precisam rever suas práticas diante de certos impactos e devem encontrar medidas para amenizar os efeitos negativos que ameaçam a vida.
A família e a escola devem contribuir para o desenvolvimento de valores na busca de uma consciência ecológica mais humana e de senso comum. A vida cidadã requer participação e não omissão, assim devemos protestar e nos engajar na luta por um mundo de respeito à natureza.
Atitudes simples que devemos ter como cidadãos éticos: economizar energia e água; não jogar lixo nos rios, praias, nas ruas, na escola etc;acondicionar bem o lixo caseiro e não jogar nas valas, ruas; não desperdiçar alimentos; manter aparelhos eletrônicos desligados após uso; plantar árvores e cultivar plantas; se possível , uma vez na semana, deixar o carro na garagem; denunciar à prefeitura sobre atos, indústrias que estejam poluindo o meio ambiente; não jogar cigarros, objetos nas estradas; não manter preso animais em extinção, ser educado, generoso e respeitar a natureza.
É problema nosso as questões ambientais, não é só coisa de político ou de ambientalistas, desta forma preparar cidadãos conscientes e generosos é uma forma de iniciar uma vida melhor, solidária, participativa, feliz e mais ética.Precisamos ficar atentos...

Nossa intenção é só reflexão. O assunto é vasto e complexo. Em tempo de eleições precisamos ficar atentos aos programas eleitorais para conhecer os planos dos candidatos em relação ao meio ambiente e depois cobrar o compromisso assumido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário