sábado, 18 de setembro de 2010

0 Descobrindo a leitura

Você gosta de ler? A leitura é um processo complexo e já mereceu muitas pesquisas nesta área e continua a desafiar pesquisadores e os professores na escola.





 Ler é uma atividade que exige do leitor a concentração, a percepção, a determinação, o seu conhecimento de mundo, o raciocíonio e a compreensão.Ler é necessário para se comunicar com o outro, desvendar outras culturas, outras experiências, para obter informações, conhecimentos, também  para o entretenimento.
No mundo de hoje a leitura é muito importantes para descobrirmos outros modos de ver as coisas, as culturas, as crenças e ampliar a nossa visão de mundo nos aspectos sociais e históricos.
 Quando lemos adquirimos, atualizamos e aprofundamos conhecimentos e descobertas de novas ideias, desenvolvemos o espírito crítico, interagimos e construímos novos sentidos para o texto.Além disso a leitura não é só decodificação, mas atividade de interação e verificação que possibilita o leitor a tomar decisões diante da compreensão do texto para validar o seu sentido sugerido pelo  autor numa atitude cooperativa entre leitor-texto-autor. 
Segundo alguns autores "a leitura é uma arte que se transmite, mais do que se ensina". Na família ouvimos entes queridos narrar histórias e esse gosto pela leitura deve-se a um mediador com gosto pelos livros. Os professores devem gostar de ler para incentivar a leitura na escola.
Devemos ler livros, revistas específicas de nossa área de atuação, jornais para ampliar as nossas informações e conhecimentos.Ler com atenção, apreensão do conteúdo e interagir com o texto para assimilar a mensagem. A  compreensão exige do leitor uma relação com a cultura, com a história, com o social. É um ato complexo, nunca é definitivo ou completo.
Ler é necessário e nos torna cidadãos críticos e reflexivos.

Digo aos nossos leitores que a leitura é um assunto vasto e estou escrevendo minha dissertação de mestrado sobre este assunto, não se esgota aqui.Precisaríamos de várias páginas.

Incentive seu filho a ler e faça da leitura algo prazeroso. Você só tem a ganhar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário