quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

0 TRATAMENTOS PARA A PELE: OS ÁCIDOS

 BOA TARDEEEEE!

Estilosas e estilosos, estou em falta com vocês, né?Estive doentinha, assim acumulei muitas tarefas e ainda estou dando conta de outras, por isso a minha parada por aqui.Sempre penso no Blog porque gosto de interagir com vocês, com as notícias, com as novidades da internet, mas às vezes o tempo não me permite dedicação exclusiva ao Blog.Peço a compreensão de vocês, ok?
Já repararam que sou uma blogueira de ciclos e sei que não é bom para o Blog, mas se eu tivesse  mais tempo com certeza estaria por aqui sem a preocupação com o trabalho.Acho que alguns entendem como é difícil viver do magistério no Brasil e precisamos trabalhar dobrado, tanto na escola quanto em casa.Conciliar vários papéis não é fácil, o de blogueira é um deles.

Vamos deixar de prosa e postar o assunto de hoje que já estava na minha cabeça há dias.O assunto eu li no Caderno Mulher, O Liberal,26/01/2014.
______________________________________

Muitos produtos e tratamentos estão ao nosso dispor para ficarmos mais bonitas e hoje o mercado oferece produtos com diversos ácidos e dosagens para manter a pele mais viçosa e retardar as rugas e manchas.
O assunto me interessa muito porque não tenho a pele de pêssego (tenho marcas de acne e pele oleosa) e vivo buscando tratamento, o que muitas vezes são caros, e só fico na vontade de experimentar. Mas, agora, já melhorou um pouco depois de acompanhamento com uma dermatologista.
Vamos conhecer o que cada ácido faz pela nossa pele?


Até pouco tempo, os ácidos estavam presentes em produtos e loções manipulados somente pelos dermatologistas, mas agora, estão na composição de vários produtos de beleza.Os ácidos são eficientes para clarear manchas, amenizar cicatrizes, combater acne, reduzir rugas e até estrias.Uma das características dos ácidos é o PH  que é baixo, mas suas propriedades mudam de acordo com a sua finalidade.
Para um tratamento intensivo utilizando cremes ou peelings é necessário o acompanhamento de um dermatologista para evitar irritação, sensibilidade com o uso dos ácidos que precisam de uma manipulação correta.Além disso, os principais cuidados para quem faz tratamento com essas substâncias são  evitar à exposição solar, usar filtro solar com PFS 30, usar hidratantes para acalmar a pele.

ÁCIDO RETINÓICO

É indicado para o tratamento da acne de grau 1 com cravos inflamados.O ácido tem a propriedade de afinar a pele e aumentar a renovação celular, logo produz efeitos bons.O problema é que o uso pode trazer efeitos em caso de gravidez e só pode ser receita por médicos por causa de sua concentração que pode ir de 0,01 até 0,1.O produto pode ser preparado em farmácias de manipulação e pode chegar até 5% de concentração em peelings químico.
O peeling com o ácido retinóico tem boa aceitação e é praticamente indolor podendo ser combinado com o de cristal e de diamante e até com a terapia com luz intensa pulsada que multiplica seu efeito despigmentante.
O uso do ácido requer cuidados porque seu efeito de afinar a pele pode ser mais suscetível aos danos pela radiação ultravioleta, por isso deve-se evitar a exposição solar.

ÁCIDO GLICÓLICO

É usado no tratamento do envelhecimento, acne e estrias.É menos irritante do que o ácido retinóico e sua concentração pode chegar a 2% a 20% em produtos dermocosméticos e até 70% em consultórios para peelings.A substância tem a vantagem de aumentar a absorção de outros ativos associados na composição dos cosméticos.O peeling com este tipo de ácido pode gerar ardor variável podendo ser combinado com outros ácidos, no entanto seu efeito pode ser imprevisível exigindo muita experiência do médico.

ÁCIDO SALICÍLICO

É usado para amenizar cicatrizes e rugas.Seu efeito esfoliante pode ser usado na dermatite seborreica, enfermidade que ocasiona vermelhidão e descamação da pele que pode atingir o couro cabeludo, a caspa, também usado na psoríase.A sua concentração vai de 0,5% a 3% em cosméticos manipulados e prescritos pelo médico que utilizados em peelings químicos podem chegar até 35%.
Como pode ser irritante para a pele deve ser aplicado por profissional especializado para evitar traumatismo na pele.O peeling gera um ardor leve e é bastante seguro para qualquer tipo de pele.Mas as mulheres de pele seca devem evitar porque o ácido causa ressecamento.O uso do ácido requer cuidados para evitar danos à pele causados pela radiação ultravioleta.

ÁCIDO AZELAICO

É bastante usado para o tratamento da acne por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.O ácido  clareia as manchas, o que é bom para as marcas das acnes.O ácido é seguro para o uso em mulheres grávidas, para as que estão amamentando, pois não causam problemas.Sua concentração pode chegar a 15% a 20% e seu uso é seguro.Durante a aplicação pode ocorrer dor, ardor e coceira, mas são leves.Está disponível em fórmulas manipuladas com prescrição médica.Por ter baixa potência não é bom para peelings e só exige proteção solar, com FPS 30 e reaplicação de duas em duas horas.

ÁCIDO HIALURÔNICO

O ácido é usado em cosméticos, no preenchimento facial e como hidratação injetável.O ácido é chamado de glicosaminoglicana, um do componentes de preenchimento  natural da pele e faz parte do fluido que fica entre as células que preenche o tecido.O ácido nos cosméticos tem a ação de hidratação.Para o uso correto devemos consultar um dermatologista.

ÁCIDO KOJICO

O uso é de uma ação despigmentante que de modo seguro inibe a ação e produção da melanina, substância que causa o bronzeamento, ou seja as manchas.O ácido é derivado de fungos Aspergillus, também usado para conservar os alimentos, impedir o escurecimento e apodrecimento dos morangos.Podemos encontrar nas fórmulas de cremes, géis, emulsões e loções.Em alguns produtos podemos encontrar a substância associada com a vitamina C e o ácido glicólico.O ácido é usado em loções e cremes clareadores para uso diurno e não provoca irritação, ainda tem ação antioxidante no combate aos radicais livres e atuando na prevenção do envelhecimento cutâneo.Sua concentração pode chegar a 1% a 4% e melhor se combinado com outros agentes.Não causa irritação, mas como se trata de um clareador é preciso o acompanhamento de um dermatologista.As mulheres grávidas podem usar, no entanto com acompanhamento médico.O uso exige protetor solar 30 e reaplicação de duas em duas horas.

Só para ilustrar o post, apresento alguns produtos.


E aí gostaram do post?


STOP.

Até o próximo encontro.Se der ainda volto,hoje, com outro post.

Bye-bye, tchauuu, té logo...

Beijinhos,

Fatinha Paes



Nenhum comentário:

Postar um comentário