BOA TARDEEEEEEE!
Hoje a maior feira livre da América Latina, o Ver-o-Peso, está fazendo aniversário. São 385 anos de existência fazendo parte da economia de nosso Estado e sendo fonte de renda e trabalho para milhares de pessoas.
A feira fica às margens da baía de Guajará ocupando um complexo paisagístico e urbanístico tombado em 1977 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN.A feira é rica em pescados e carnes, frutas regionais, legumes, verduras, farinha de mandioca e o famoso açaí.Também há venda de comidas típicas, de ervas, perfumes, banhos de cheiro e outras variedades como roupas.Segundo o Dieese-PA e o jornal Liberal, na feira são comercializadas diariamente 80 a 100 toneladas de pescado, quatro a cinco mil quilos de farinha de mandioca por dia e 140 mil quilos no mês, além disso aproximadamente 30 toneladas de açaí por ano.
Muitas famílias têm histórias de vida no Ver-o-Peso e a tradição passa de pais para filhos sendo um lugar de trabalho e sobrevivência.
A feira tem muitos problemas e um dos maiores é o lixo acumulado. Os próprios vendedores reclamam que a Prefeitura tem se esforçado, mas é necessário mais cuidado dos que vivem ali. Outro problema é a segurança porque muitos desocupados e menores ficam ao redor da feira e os feirantes avisam para as pessoas terem cuidado com as bolsas.Mesmo com os problemas muitos consumidores dizem que o local é diversificado de produtos e os preços são bons.
Para festejar o aniversário do nosso conhecido Ver-o-Peso foi preparada uma programação, durante a semana que inclui uma limpeza geral, desratização, lavagem e recuperação das lonas de cobertura, lixeiras novas, reparos na iluminação, também um bolo para cantar os parabéns e queima de fogos.
Parabéns para a nossa querida feira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário