quinta-feira, 2 de outubro de 2014

0 O CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

 BOM DIAAAAA!

Como sou paraense e católica não posso deixar de falar para vocês sobre o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Belém se prepara para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
Desde o ano de 1793 é celebrada a maior procissão do Brasil que acontece no segundo domingo do mês de outubro.Todo ano o Círio de Nazaré congrega em torno de dois milhões de pessoas entre romeiros e turistas que vêm a Belém.O termo círio vem da palavra latina "cereus" (de cera) que significa vela grande de cera.A vela grande é sinônimo da procissão levada por muitos fiéis para pagar promessas.

No dia 11/10, às 17h30, inicia-se a trasladação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré que vai para a Catedral da Sé, na Praça Frei Caetano Brandão e no dia 12/10 a imagem sai da Catedral para percorrer em torno de 4 quilômetros até a Basílica de Nazaré.Antes há uma missa e às 6h30 inicia-se a caminhada de fé pelas ruas da cidade de Belém.
Além da grande procissão no domingo 12/10, outras manifestações de devoção como a trasladação, romaria fluvial, diversas romarias, missas, novenas e homenagens estão previstas durante os 15 dias da festa.
No ano de 2013, o Círio de Nazaré foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

 A corda é um dos maiores símbolos de fé dos católicos paraenses.Este ano a corda mede 800 metros de comprimento, 50 milímetros de diâmetro e foi produzida em Santa Catarina. A corda será dividida em duas partes, cada uma com 400 metros, sendo uma parte usada na trasladação e a outra no dia da maior procissão do Brasil em louvar à Nossa Senhora de Nazaré.

Para a realização da procissão é feito um planejamento minucioso que envolve diversos órgãos estadual, municipal e pessoas para garantirem a segurança dos devotos e romeiros que acompanham a berlinda da santinha.
A diretoria da festa faz a programação das diversas procissões e homenagens à Nossa Senhora de Nazaré para que tudo saia perfeito.A romaria que abre a quadra nazarena acorrerá, no dia 10/10, a  partir das 7h30.
Este ano 26.697 voluntários vão atuar no círio auxiliando os romeiros em caso de problemas  de saúde: 4.250 policiais militares e 100 do interior foram escalados para a segurança dos devotos; em casos graves 25 ambulâncias estarão à disposição dos devotos; assim como 30 médicos e 60 enfermeiros da Secretaria de Estado de Saúde Público  e voluntários da Cruz Vermelho estarão escalados para apoio de emergências.A Cruz Vermelha espera 2.500 voluntários na Trasladação e 5.500, no dia do Círio.
O parque, no arraial de Nazaré, foi liberado para funcionamento após vistorias do Corpo de Bombeiros Militares e já foi aberto ao público.

O maior problema encontrado pela organização da festa de Nossa Senhora de Nazaré foi sobre o embargo dos fogos do encerramento do círio 2014. O IBAMA ( Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) determinou a suspensão do show pirotécnico no encerramento da quadra nazarena. A Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos entrará com uma ação judicial na Justiça Federal sobre a medida do IBAMA.A Arquidiocese de Belém comunicou que vai acatar a determinação do Instituto.Há relatórios que confirmam que os fogos são prejudiciais a preservação dos periquitos-da-asa-branca que abrigam as árvores ali na praça perto do Santuário.O que se lamenta, uma vez que já faz parte da cultura paraense e é uma tradição de 150 anos.

O Círio é uma demonstração de fé,esperança, fraternidade, caridade, na vida não só dos paraenses, mas  de todos os brasileiros.Em tempo de violência exagerada só mesmo muita fé e esperança podem nos salvar de sucumbir diante de tanta insanidade e maldade de certos humanos.

Abençoai, Senhora de Nazaré, o  Pará, o Brasil, todas as Nações.PAZ, LUZ, FRATERNIDADE, AMOR, FÉ, ESPERANÇA de dias melhores...

                                                 Nossa Senhora de Nazaré em minha casa.

STOP.

Obrigada pela sua visita.Volte sempre!

Bye-bye, té logo...

Beijinhos,

Fatinha Paes


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário