segunda-feira, 15 de outubro de 2012

0 SER PROFESSOR...


BOA TARDEEEEEE!


" Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.
Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção.
Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos"
Paulo Freire



Hoje, "Dia do Professor" não poderia esquecer a data. Já recebi  de alguns colegas muitas mensagens e chegou a minha vez de prestar uma simbólica homenagem aos meus queridos heróis. Sim, somos heróis porque só está na profissão quem tem algo a oferecer,quem realmente acredita que algo pode ser feito, quem tem esperanças de um mundo mais justo.
 Não vou ser chata de falar dos problemas da escola pública.É notório que  políticos, gestores, professores, pais, servidores, alunos saibam das condições das escolas e a população também por que a mídia divulga a todo momento certos problemas,principalmente em se tratando de violência que bateu às portas da escola. Agora,não vejo nenhuma homenagem por um trabalho relevante do professor e políticas públicas de valorização à carreira do magistério.Ouvi,hoje, a Ana Maria e a Fátima Bernardes elogiando a nossa classe.Talvez porque precisem desse público de espectadores.Ambas são celebridades e nós, os professores, nem aparecemos,somos meros desconhecidos, não aparecemos nas revistas,motivo pelo qual não ganhamos salários altíssimos e nem damos ibope. Ouvi as declarações daqui de meu quarto, estou no computador elaborando umas questões para um simulado com os meus alunos.Não fui ao campus,me dei folga sem autorização.Estou cansada pelo dia de ontem.O motivo parece simples,né?

Estou sendo chata com vocês.Já estou na profissão direto sem parar há 19 anos e chegar onde estou ,hoje, foram anos trabalhando de manhã, de tarde e de noite. Hoje me dou ao luxo de ter duas tardes livres para cuidar de mim, da família para ter tempo de ler e estudar mais.Mas a realidade para outros colegas é da labuta nos três horários. Só sobra o final de semana para a família e cuidar de si próprio.Nada de benesses, nada de glamour é só uma rotina desgastante.Ainda somos cobrados e culpados pelas mazelas da educação, pode? 
Como o dia  para mim é de reflexão,ainda sinto que devo fazer mais do que faço e a esperança da mudança como professor-reflexivo ainda é a minha aliada para que eu não seja vencida pelas angústias da profissão.

Vamos resistir,colegas! Vamos ter coragem o suficiente para caminharmos juntos em prol de dias melhores para a educação brasileira. Depende de nós,da mudança a partir do comportamento de cada um, de um novo olhar emancipatório no seu ato ou ação educativa lembrando que a aprendizagem se dá entre sujeitos que dialogam e interagem no mundo e produzem cultura.Nós temos o compromisso com os jovens das classes populares,ainda resisto porque penso no meu compromisso com eles.

Peço a compreensão por não escrever belas palavras. Soaria falso de minha parte.
Um forte abraço amigo a todos os meus colegas do meu Pará e do Brasil.Tenho orgulho de ser professora,embora confesse que já pensei em deixar a profissão.

Da colega de profissão,
Professora e blogueira Maria de Fátima Paes com muito orgulho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário