segunda-feira, 20 de agosto de 2012

0 ACONTECENDO: NÃO TE CONTEI?

BOA NOITEEEEEEEE!


Vamos aos fatos que estão acontecendo por aí de bom, né? Acompanhe, agora, aqui no ME porque temos alegria em interagir com vocês.

Vamos lá!

1.LÍNGUAS EM EXTINÇÃO



 Segundo a Revista Língua (nº 82, agosto, 2012) muitas línguas correm perigo de extinção total.O Projeto Línguas em Perigo ( Endangered Languages Project) lançado pelo Google tem como objetivo salvar por meio da tecnologia as línguas que correm risco de desaparecerem por uma série de motivos entre os quais perda de tradição, dispersão dos falantes, falta de registros etc.Os estudiosos calculam que 87 línguas já desapareceram, cerca de 3 mil correm riscos,ou seja 50% das línguas existentes.O projeto pretende facilitar com bancos de dados o contato entre os falantes da língua por redes sociais, arquivos audiovisuais, documentos e levar as pessoas ao conhecimento e valorização dessas línguas.
Há dados alarmantes e os linguistas  têm um trabalho árduo  de transposiçãoo dos termos orais para a forma escrita daquela língua porque há 7 mil línguas, no mundo, que são faladas e metade delas  os seus falantes não usam a escrita. Na África há 2 mil línguas e 80% não têm a forma escrita.Outros dados preocupantes 80% das línguas faladas nos Estados Unidos correm perigo, assim como 90% na Sibéria e 200 línguas estão ameaçadas na Austrália (Revista Língua,nº 80, junho 2012).
Lamentável!


2.MENINA FANTÁSTICA


 Vem aí outra edição do concurso "Menina Fantástico" que foi lançado no domingo (19.08). O concurso vai estar nas cinco regiões do Brasil para selecionar as futuras modelos.Serão 250 cidades percorrendo 24 estados e no Distrito Federal. 
No dia 15  de setembro, o tão esperado ônibus chegará a Belém. Lembrando que no último concurso uma paraense Tayná Carvalho foi a vencedora  com sua beleza exótica e bem brasileira.
A cada domingo os telespectadores poderão acompanhar  as etapas do concurso e terá Zeca Camargo como apresentador. Em cada seletiva estadual serão indicadas 15 meninas e na fase final a top model Izabel Goulart vai apresentar as dez finalistas que estarão reunidas em  São Paulo para as provas eliminatórias. As semifinais estão previstas entre 20/10 a 17/11 e a cada semifinal sairão duas finalistas somando as dez classificadas.
A vencedora vai receber como prêmio um contrato de R$500 mil reais com a agência Mega Models e um ensaio em Nova York com a revista Vogue, já a 2ª colocada terá um contrato com a agência de R$ 100 mil reais,
Para as meninas que sonham com a carreira de modelo é uma boa oportunidade.

3. LEITURA


 Uma pesquisa realizada pela consultoria internacional GFK revelou que os jovens brasileiros estão lendo mais do que os argentinos. A pesquisa revelou que 46% dos jovens brasileiros afirmaram que têm o hábito de leitura contra 42% dos argentinos.O México também alcançou 46%. Os países latino-americanos ficaram atrás da Europa e Ásia que atingiram 57% de leitores.
Outro fato revelado  pela pesquisa é que a leitura de livros foi substituída pelo estudo pela internet.O que eu acho  preocupante pelo imediatismo das informações.
É indiscutível a importância da leitura na escola. Espera-se que os jovens busquem descobrir  o potencial que tem a leitura seja de textos literários ou não para descobrirem outras possibilidades de conhecimentos, de informações, de entretenimento e do valor que possui um livro.


4.EXPOSIÇÕES


Está acontecendo com o apoio do Ministério da Cultura pela primeira vez no Brasil, a exposição "Impressionismo:Paris e Modernidade"  que traz  85 obras-primas do acervo do Museu d' Orsay, de Paris. São obras dos mestres da pintura francesa,do século XIX, como Renoir, Paul Cézanne, Edourd Monet, Paul Ganguin,Vicent Van Gogh e outros.
A exposição está desde o dia 4/8 e vai até o dia 7/10 em São Paulo e a partir do dia 22/10 vai para o Rio de Janeiro.
Outra exposição acontece no museu da Faap,em São Paulo e vai até do final de setembro: "Moda no
Brasil: Criadores Contemporâneos e Memórias" com peças, fotos,ilustrações dos estilistas como Reinaldo Lourenço e Alexandre Herchcovitch.

Queria estar em São Paulo para apreciar as duas exposições.


5.DIOGO NOGUEIRA


O cantor Diogo Nogueira vem cantar  em Belém,no dia 25 de agosto. O show vai acontecer no Amazônia Hall Eventos. O cantor vem lançar o seu mais novo  CD e DVD "Diogo Nogueira ao Vivo em Cuba." O cantor iniciou carreira em 2007 e este é o terceiro DVD e o quarto álbum de sua carreira.Apesar de pouco tempo de carreira já cantou em vários países.Já vendeu  400 mil CDs, além de várias músicas em novelas da Rede Globo.
Para quem gosta de samba o show  promete momentos inesquecíveis com  um novo repertório de músicas ao vivo do cantor.


6.COLEÇÃO VERÃO 2013


A estilista Cris Barros apresentou para alguns convidados, no dia 18.08, no Teatro Muncipal de São Paulo a sua coleção para o verão 2013. As peças foram inspiradas no filme de Luchino Visconti e lembrou os bailes e fantasias do Carnaval de Veneza.A coleção trouxe vestidos cheio de brilhos com micropaetês coloridos,vestidos de seda texturizada com linho, conjunto de blazer e calça com estampas de joaninha e florais...

Quem passou por lá Glória Maria, Alessandra Negrini ( usou um look by Cris Barros), Costanza Pascolato, Iara Jereissati, Lilian Pacce e  muita gente bacana.


STOP.

Até o próximo encontro.Eu voltoooooo, apesar do tempo corrido.

So long, até mais...

Beijinhos a todas e a todos.

Fatinha Paes



Nenhum comentário:

Postar um comentário