domingo, 15 de abril de 2012

0 NUTRIÇÃO - CHIA

BOA TARDEEEEEE!
Estamos de volta. A minha licença terminou e agora é encarar o trabalho todos os dias e nos três turnos, mas sempre vou fazer o possível para não deixar o blog desatualizado e sempre interagir com vocês.
A semana que passou foi muito tensa, também cheia de emoções e agora fazer novos planos, traçar novos sonhos. Minha vida sempre foi assim: conquisto um sonho, uma meta, já estou em busca de outros objetivos, daí às vezes o estresse me pega e o corpo sente porque exijo muito de mim.Já melhorei muito e estou aprendendo a reconhecer os sinais de meu corpo e levar a vida de forma mais amena.Xô, estresse!

Boa semana para todas e todos.


Vocês já ouviram falar na chia (pronuncia-se quia)? Este mês li sobre esse grão, na revista Máxima, (mês abril) e fiquei maravilhada. Até fui ao supermercado procurar o grãozinho maravilhoso e não encontrei.Preciso conhecer o chia, mesmo porque a linhaça e a  quinoa já fazem parte de minha vida,principalmente no café da manhã. Agora, descobri esse grão e já está sendo comprovada que ele tem efeito emagrecedor (vivo fechando a boca) para não ficar pesada demais porque ser mulher não é fácil, mas sou feliz assim mesmo, o problema é  não engordar mais para não comprometer a saúde.
Estudiosos da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, estão estudando os benefícios do grão.Vejamos o que falam desse grão que é rico em ômega 3 e faz bem ao coração.

1.O grão é fonte de ácidos graxos ômega 3 e essa gordura boa reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritimias, dimimui o  colesterol e evita o diabetes.Outro benefício do ômega 3, fornece energia, mantém a integridade das membranas celulares, atua na formação dos neurônios e plaquetas e controla a pressão arterial.

2.Outro benefício bom para nós mulheres,o grão combate os radicais livres porque contém os ácidos cafeico e clorogênico e tem capacidade antioxidante combatendo o envelhecimento precoce e doenças como o câncer.

3.Os grãos de chia possuem 41% de fibras solúveis e insolúveis, por isso são bons para a flora intestinal e desintoxicam o organismo nas dietas para redução de peso.

4.Outro benefício é que o grão tem mais ferro que o espinafre e 100 gramas de chia supre 2/3 das necessidades diárias do organismo e combate a anemia.

5.Os estudos ainda indicam que o grão evita o surgimento de tumores e metástase de câncer de mama porque combatem  os radicais livres e também outras doenças como o mal de Parkinson e a doença de Alzheimer.

6.O grão também tem cálcio e é muito bom para fortalecer os ossos evitando a osteoporose.

7.O grão é fonte de proteínas e boa para o fortalecimento da massa muscular. Ele tem mais proteínas do que a quinoa, a aveia e o trigo.

O grãozinho  tem muitos benefícios e nosso organismo agradece, então vamos consumi-lo.O ideal é usarmos uma colher de sopa por dia em iogurtes, frutas, saladas,vitaminas e sucos ( faço isso com a linhaça e a quinoa). Não é preciso triturar os grãos. Para quem tem o intestino preso o melhor é ingerir duas colheres de sopa por dia.O melhor é consumirmos a semente , mas há farinhas, óleos, pães e biscoitos.

Maravilha de grão!Vou procurar nas lojas especializadas e consumi-lo no café da manhã e nos lanches da tarde.Até agora estou livre de colesterol e diabetes e acho que a linhaça e a quinoa têm me protegido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário