domingo, 22 de maio de 2011

0 SAÚDE -Qualidade de Vida

Será que podemos chegar a velhice sem muitos problemas de saúde?Os médicos dizem que sim. Então o que devemos fazer para manter uma boa saúde e adiar o envelhecimento?



Nascemos, crescemos, viramos criança, adolescente, adulto e vamos envelhecendo...É um processo biológico que todo ser humano que chegar até a velhice vai passar.Infelizmente não pode ser evitado, no entanto pode ser adiado com bons hábitos e uma boa qualidade de vida.Os médicos dizem que podemos chegar à terceira idade com uma disposição, saúde e beleza.Agora, exige de todos nós, uma preparação bem antes para podermos desfrutar de uma boa velhice. Não adianta ter uma boa aposentadoria se não há saúde.


Alguns hábitos que devemos manter para retardar o envelhecimento com saúde:

1.Manter uma alimentação saudável que vai contribuir para manter o organismo bem nutrido e forte. Devemos estar atentos para a quantidade e qualidade dos alimentos. Os legumes, verduras, frutas e os cereais são importantíssimos para o nosso bem-estar e saúde.As toxinas ficam retidas em nosso organismo quando não se tem uma boa alimentação.Beber bastante água, principalmente a água de coco, assim como suco de couve que tem ação desintoxicante e possui fibras.Tomar chás, comer castanha, frutas vermelhas  e cítricas. Ficar atenta para os alimentos calóricos e gordurosos. Evitar o açúcar refinado.É bom maneirar com o consumo de carne vermelha e comer alimentos grelhados. Comer saladas cruas e temperar com azeite de oliva extra-virgem, assim como especiarias como o gingibre e o açafrão.Ingerir couve-flor,brócolis, rúcula.

2.Praticar exercícios físicos e fazer caminhadas ao ar livre.Não podemos deixar o sedentarismo tomar conta de nossa vida.

3.Estimular o raciocínio com jogos, palavras cruzadas, com a leitura de bons livros, revistas e jornais.

4.Visitar regularmente o médico para realizar exames periódicos.

5.Evitar cigarros, bebidas alcoólicas, drogas pesadas.

6.Evitar situações emocionais desgastantes, principalmente o estresse ( difícil, mas não impossível).

7. Ter um grupo de amigos para passear, viajar, conversar, rir e trocar experiências.

8. Ter uma vida sexual ativa e usar preservativos.

9. Cuidar muito bem da pele com produtos específicos para a área dos olhos, rosto ,  pescoço e mãos; usar  o protetor solar todos os dias.

10.Após a menopausa redobrar os cuidados com o metabolismo do corpo e conversar com o médico sobre a reposição hormonal que ajuda a prevenir doenças como a osteoporose.

11. Cuidar da autoestima, do visual, dos cabelos, das unhas.

12.Evitar o sol em horários impróprios porque oa raios prejudicam às fibras de colágeno e elastina e causam muitas rugas no rosto.

Vamos cuidar da saúde para termos uma velhice mais saudável ,né? Eu até que procuro levar uma vida nos parâmetros mais corretos, o problema é que sou muito preocupada, metida a querer resolver tudo de uma vez, emotiva demais, não suporto injustiças e levo tudo a sério (até falta de educação no trânsito), aí o estresse me pega...

Fica o alerta do MIX ESTILO para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário