sexta-feira, 11 de março de 2011

2 SAÚDE - Como tratar a caspa

Ô coisinha chata é caspa, né? Ninguém gosta, dá uma aparência de "sujeirinha" e como fazer? Vamos entender o assunto.Para mantermos um cabelo saudável, sem oleosidade, soltinho e lindo precisamos conhecer o que pode nos afetar, por isso achei o assunto importante para trazer até vocês.




A caspa é uma doença, uma erupção comum com o aparecimento de manchas avermelhadas com escamas amareladas e finas que aparecem no couro cabeludo, também nas sobrancelhas, orelhas, face, peito e costas, umbigo, área genital e virilhas. Pode atingir os olhos como a blefarite e a conjuntivite.

As causas não são conhecidas com exatidão, sendo uma reação do parasita comum da pele, o Pityrosporum ovale que provoca irritação e descamação, no entanto há possíveis causas como: excesso de produção das glândulas sebáceas, couro cabeludo oleoso;distúrbios hormonais e glandulares; permamentes, alisamentos e colorações em excesso; processos alérgicos, gravidez; instabilidade emocional ( estresse, depressão, ansiedade etc); alimentos muito gordurosos.

A coceira é um dos sintomas e tem uma evolução crônica se não for tratada.Surge a descamação (escamas soltas) visível no couro cabeludo formando a dermatite seborreica (caspa).Não é contagiosa.Como se trata de uma doença crônica precisa-se de medicamentos na pele e no couro cabeludo dependendo da área afetada e somente um médico pode receitar os remédios.

A caspa não é contagiosa, só incomoda e passa uma imagem de desleixo, é mais comum nos homens e 50% da população sofre com o problema. Vejam o que podemos fazer para evitar a caspa:

_Procurar levar uma vida fazendo exercícios físicos;
_Evitar situações desgastantes para não deixar o estresse tomar conta de sua vida ( é difícil no mundo de hoje, mas se não evitarmos vamos adoecer);
_Fugir dos alimentos gordurosos. Manter uma alimentação equilibrada, saudável com frutas, verduras, carnes magras, legumes.
_Não lavar o couro cabeludo com água muito quente e evitar banhos demorados;
_Não esfregar muito o couro cabeludo;
_Não dormir com o cabelo molhado e nem preso;
_Ao aplicar o xampu retire-o todo e aplicar o condicionador só nas pontas retirando o excesso;
_Diminuir o uso de secador e chapinha.

É preciso controlar a oleosidade no couro cabeludo e reforçar a higiene .Há vários produtos no mercado a base de sulfato de selênio, o octopirox, zindo piridinem, corticóides e ketoconazol usados no controle da caspa, porém em alguns casos é necessário procurar um dermatologista para uma avaliação e análise da situação.
 Uma receitinha da Revista Ana Maria para por fim à oleosidade no couro cabeludo:

Bater no liquidificador 1/2 abacaxi com uma colher de chá de óleo de soja ou amendoim. Passar a máscara uma vez por semana nas mechas úmidas, aguardar 20 min, depois enxaguar em seguida.

Ter fios saudáveis, brilhantes e macios é o sonho de toda mulher, né?


2 comentários:

  1. Amiga sei o que é sofrer desse mal. O que me ajudou muito foi o shampoo clear.. agora tem uma nova fórmula anti ressecamento.. bjos e obrigada pelas informações!

    izabellinemoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, senti a sua falta, afinal você é minha seguidora fiel. Pois é...a caspa é chato.Meu filho tem o problema ( não em excesso) e descobrimos o xampu "Head& shoulders" e deu uma aliviada. O Clear também é bom.Volte sempre. Bjs.

    ResponderExcluir