segunda-feira, 6 de setembro de 2010

0 SAÚDE

Nosso blog quer informar e trazer sempre assuntos novos para você. Foi pensando em você, MULHER, que resolvemos criar a seção SAÚDE.



PRESSÃO SOB CONTROLE

Conhecida como hipertensão arterial é a elevação da pressão nas artérias. A elevação constante da pressão é um fator de perigo para as doenças do coração. Nosso coração é uma máquina que bombeia sangue para o corpo. A força que o coração executa é chamado de pressão arterial. Se for maior que 13 por 8,5, indica pressão alta, daí precisamos estar alertas. Segundo estudos 80% das mulheres tornam-se hipertensas após a menopausa. Mulheres com mais de 40 anos devem ficar atentas para evitar problemas na menopausa.
Os médicos  afirmam que a má alimentação, uso exagerado do sal, café, açúcar, cigarro, obesidade, estresse, a pílula anticoncepcional e vida sedentária são fatores que propiciam o surgimento da pressão alta, ou agravam o problema. Os distúrbios renais e hormonais também levam a essa doença.
Precisamos ter cuidados na alimentação: Consumir espinafre, brócolis, couve e outras folhas verde-escuras que são fontes de cálcio, potássio, ferro e magnésio. Consumir castanhas ( já falamos em outra seção de nosso blog) são antioxidantes e protegem nossas artérias.
Os cereais são recomendados como a linhaça e o limão que ajudam a controlar a pressão arterial e protegem o sistema cardiovascular.Evitar carnes gordas, sal,  "fast food", refrigerantes, queijos amarelos preferir os brancos. Fazer exercícios moderados, como caminhar regularmente.Fazer visitas anuais ao médico, principalmente ao cardiologista, ao ginecologista e ao endocrinologista.

A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica e quando não tratada pode levar a complicações como infartos, hemorragias, encefalopatia hipertensiva, aumento do coração, angina, insuficiência renal, aneurisma da aorta, retinopatia (redução da visão) e doença vascular periférica dos membros inferior.

Pense em você...e nos benefícios de levar uma vida saudável.Nascemos para ser felizes e sem saúde nossa vida perde o encanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário