domingo, 2 de outubro de 2011

0 COM QUE ROUPA EU VOU? PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO

É comum alguém ter dúvida na hora de se vestir para ir a uma entrevista de trabalho.Aconselho primeiro, você conhecer o ambiente da empresa para avaliar o grau de  formalidade ou casualidade para escolher a sua roupa.
Os ambientes de escritórios de advocacia, fóruns, instituições financeiras ou de executivos, de consultorias pedem uma imagem de seriedade e credibilidade. Agora, os ambientes mais descontraídos, de médio porte, com pouco atendimento ao público ou então nas áreas de comunicação, moda, design, arquitetura, marketing pedem uma imagem de discrição e receptividade. O que não pode acontecer é deixar sua imagem com aparência de relaxada, imatura ou "sexy" demais.
Além da nossa postura, na hora da entrevista, você precisa saber que sua imagem vai projetar você como profissional.Infelizmente somos julgados pela nossa aparência.


*Na hora de escolher uma roupa para uma entrevista evite os exageros ,tanto na roupa quanto nos acessórios.Para não errar, na escolha da roupas,é melhor aquelas de tons mais sóbrios e médios. Os tecidos devem ser lisos e as peças de cortes estruturados, porém discretos.A modelagem pode ser mais moderna e pode usar estampas bem discretas.Os sapatos de preferência com saltos ( escarpin ou peet toe) e bolsas médias e poucas bijuterias, nada de colares e brincos grandes.
*Geralmente os terninhos, calças de alfaiataria, casacos, blazer, saias lisas, camisas (lisas ou de estampas pequenas e nada infantis) são as mais recomendadas.Não use cores vibrantes ou coloridas demais em um look completo, chama muito a atenção.Você não precisa ir toda de preto, toda de azul marinho, de cinza, de marrom, mas é melhor evitar as cores claras porque podem marcar a silhueta.
É bom usar um acessório mais chamativo para quebrar um pouco a seriedade do look (cintos, bolsas e bijuterias, já os sapatos devem ser discretos).


*Você pode combinar em seus looks elementos formais com casuais para não ficar muito "tradicional". Nos ambientes menos formais, você pode combinar cores mais descontraídas com as cores mais sóbrias.O melhor da roupa é sua modelagem com detalhes bem discretos, porém com ar mais moderno.Você pode usar o jeans, num ambiente casual,mas opte por uma peça escura ( nada de claras e com rasgos) e fazer uma combinação com um blazer, jaqueta ,colete de boa textura  e camisas para não ficar muito esporte.
*Como já falamos, aqui no ME, evite peças curtas, decotadas, brilhosas, de alças,  tomara que caia, camisetas, roupas coladas ao corpo, sandálias abertas e bolsas de festas. Também faça uma maquiagem leve e natural.Cuide do cabelo e das unhas, também o mais natural possível.

Meninas, segundo os especialistas nossa imagem é muito importante porque somos julgados através dela e isso se faz somente com um lance de olhar e tal fato está baseado em 55% no visual: roupas, acessórios, cabelo, maquiagem, asseio etc; 38% em nossa postura: expressões corporais, a voz, os gestos e 7% em nosso discurso (conteúdo). Às vezes temos um ótimo currículo vitae, no entanto, a maioria das pessoas julgam o que estão vendo e a pessoa perde a oportunidade de uma vaga de emprego para o qual estava capacitado.
Não deveria ser assim, o problema é que o nosso estilo é uma marca e se mostra aos outros, aliás o nosso estilo reflete quem somos e mostra nossas  atitudes, nossa personalidade,  nossos valores.O nosso estilo deve estar em harmonia e coerente com a nossa personalidade.
Sabemos que o que vale é o caráter, o comportamento da pessoa como sujeito ético e no mundo do trabalho, em certas empresas, por questões de "vender a imagem" para o consumidor, muitas pessoas perdem as oportunidades por estar fora dos padrões físicos e pelo seu  modo de vestir.Acho o assunto complexo e merece discussões bem longas.Vou parar por aqui...

E vocês o que acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário