sábado, 15 de outubro de 2011

0 CARREIRA - PENSANDO NA SUA MONOGRAFIA?

Gente, fazer um TCC, uma dissertação e até uma tese dá uma sensação de preocupação porque ao escrever é preciso ter afinidades e dominar o tema para  redigir. Mas antes disso, é preciso ter traçado um projeto com a finalidade de começar e iniciar as nossas ideias.O problema é como começar.Antes de tudo é preciso planejar o projeto, ter em mente, o objeto de estudo, o tema,  os objetivos, o problema da pesquisa, a metodologia a ser seguida e uma bibliografia de autores sobre o tema. O que fazer agora?Calma, o ME vai tentar ajudar você.
Se têm dúvidas troque ideias com um professor, com o seu orientador, ele vai auxiliar você para sair do "tormento" de muitos estudantes.


  A palavra monografia etimologicamente vem de monos (um) e graphein (escrever um só assunto). A monografia, no ensino universitário, passou a ter destaque ao final dos cursos de graduação ou especialização e serve para verificar a aprendizagem de forma metódica e científica. Nos cursos de mestrado (a dissertação) e no de doutorado (tese), também têm caráter monográfico, assim como textos de incentivo à ciência.
Uma pesquisa pode ser de caráter: 
1.Experimental: os fatos são controlados e interpretados. A pesquisa exige rigor e experimentação;
2.Descritiva: aplicada através de enquetes e questionários;
3.Histórica: fatos relatados e interpretados de forma imparcial;
4.Filosófica: pesquisa de um questionamento de uma realidade.
 O pesquisador ainda pode empregar os métodos: indutivo (do particular para o geral, dos fatos para a teoria) ou dedutivo ( do geral para o particular, da teoria para os fatos).

 Passos para você iniciar a sua monografia:

1.É preciso escolher o assunto.Tenha conhecimento, muitas leituras e respeite a sua preferência sobre o que vai pesquisar.
2.Escolhido o assunto, delimite o título.Seja bem claro e objetivo para não ficar muito abrangente.
3.Antes de elaborar sua monografia, faça o projeto de pesquisa e indique as etapas a serem desenvolvidas, no entanto você pode alterar à medida que o trabalho exigir.De forma resumida veja um roteiro de projeto: Título geral, justificativa (por quê?),delimitação do problema, objetivos : o quê?(geral e específicos), metodologia: como? com quê?onde?quanto? (fonte, instrumentos, procedimentos), embasamento teórico,(como?)cronograma (quando?), custos (quanto?), referências bibliográficas.

Ao começar a escrever tenha em mente que sua redação, ainda tem um caráter provisório uma vez que o seu orientador vai sugerindo alterações, inclusões, citações etc.Tenha em mente que sua redação final pressupõe a linguagem padrão culta e o seu texto é dissertativo e deve transmitir informações de forma coerente e ter coesão entre as partes (parágrafos, capítulos).Empregue um vocabulário objetivo, saiba usar os sinais de pontuação (às vezes cometemos deslizes),  a concordância verbal, a regência, a crase de forma correta e atentar para a coesão (conectores e articuladores do texto) e ortografia correta.

 Estrutura do Trabalho Monográfico: Capa, Folha de rosto, Prefácio, Sumário, Lista de abreviaturas, sinais convencionados, ilustrações, tabelas (se forem utilizadas no corpo do trabalho), introdução, desenvolvimento , conclusão (o texto do trabalho, a pesquisa), referências bibliográficas, anexos.

Conselhos que ajudam você:
_Lembre-se de que o trabalho científico utiliza linguagem objetiva, acessível, direta,clara, técnica, cuja finalidade é transmitir conhecimentos.Evite linguagem informal, vulgar ou rebuscada demais.
_Você deve ter conhecimentos das regras gramaticais.
_Evite repetições,ambiguidades, detalhes supérfluos.
_Mantenha a coerência, a unidade nas partes de seu texto.
_Ao fazer citações, dentro do texto, e no final tenha informações das normas da ABNT.
_Atente para a apresentação do texto como margens, espaços, letras maiúsculas etc.
_Ao citar as ideias de um autor, coloque a fonte.Não copie ideias de outras monografias,textos, artigos sem citar o nome dos autores.Seja honesto consigo mesmo e respeite o trabalho dos outros.
_Não mande ninguém fazer a sua monografia.Tente fazer o trabalho.Você vai aprender novos conhecimentos e vai se surpreender com a sua capacidade.

 Espero ter ajudado você, nas pequenas dicas, sobre a monografia.Agora, mãos à obra!Sucesso em seu trabalho!


Fonte de Consulta:

LAKATOS,Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. - 7ª ed. - São Paulo: Atlas, 2007.
MARTINS, Dileta Silveira e ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português instrumental. - 22ª ed. - Porto Algre:Editora Sagra Luzzatto, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário