domingo, 23 de outubro de 2011

2 SAÚDE - CISTITE


A cistite é uma doença comum e acomete mais as mulheres do que os homens.Segundo os médicos as mulheres saudáveis podem ter quadro de cistite até duas vezes por ano.



A CISTITE é uma inflamação na bexiga que está relacionada à presença de micro-organismos, como as bactérias.As cistites mais frequentes são causadas por germes oriundos no trato intestinal.A mais conhecida é a Escherichia coli que se encontra nas fezes e em situações especiais podem migrar para a região perineal (localização dos órgãos genitais).Havendo multiplicação, as bactérias invadem a uretra e se localizam na bexiga, causando uma cistite infecciosa.
É mais comum nas mulheres, porém não está relacionada às doenças sexualmente transmissíveis e não é contagiosa.A doença pode atingir tanto homens, mulheres e crianças.

Os principais sintomas são aumento da frequência urinária, diminuição da quantidade de urina e um incômodo ou ardor ao urinar.Poderá ocorrer sangramentos, febre , calafrios, dores lombares e irritação.É uma doença que pelo desconforto e mal-estar acaba comprometendo a qualidade de vida das pessoas.Há casos de pacientes que têm germes na urina e não apresentam sintomas.

O diagnóstico é feito por meio de um exame de urina, o qual detectará  a inflamação, juntamente com outros sintomas observados pelo paciente para o médico chegar a um diagnóstico correto.Em casos mais complexos será necessário fazer exame de cultura para identificar o tipo de bactéria que está causando a infecção.O exame da urocultura com antibiograma dará o resultado se o paciente tem uma cistite infecciosa ou não infecciosa.O exame identifica a bactéria e orienta o antibiótico adequado.

Para nos prevenir de uma infecção como a cistite devemos:

*Ingerir bastante líquido e aumentar a frequência de urinar duranto o dia, também não deixar a bexiga ficar muito cheia antes de irmos ao banheiro.
*Ter cuidado com  a higiene pessoal e depois de evacuar lavar-se com água e sabão.
*Evitar o uso constantemente de absorventes higiênicos que abafam a região genital.
*Evitar roupas íntimas muito apertadas e de material áspero.
*Evitar bebidas alcoólicas, fumo, café e comidas com temperos fortes que irritam o trato urinário.

O tratamento é feito a base de antibióticos por via oral que deve durar de três a sete dias.Dependendo da situação do paciente, o tratamento pode durar até seis meses.
Lembre-se que somente um médico poder prescrever os remédios necessários para a cura das doenças.

O MIX ESTILO só tem a intenção de informação para tratarmos de nossa saúde e nos prevenir das doenças.
Fica, aqui, o alerta para você.

2 comentários:

  1. oi Fatinha! é uma inflamação muito chata! é bom saber todos esses detalhes e se cuidar!...com relação às bolsas, as duas q vc escolheu ainda estão comigo...a preta de listras está 79,90 e a de denim crú, 69,90 (fiz uma modificação no enfeite, está mais bonita, mas não tenho a foto porq está na minha lojinha na Endossa)...caso vc queira me avisa p eu pegar...me mande mail: tedex@uol.com.br! bjao!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Você pode reservar as duas para mim? Vou querer sim.Posso mandar o dinheiro no dia 01.11?Vou mandar por e-mail mais detalhes, certo?
    Bjs.

    ResponderExcluir